Notícias
Equipe da Área de Irrigação da Codevasf e do MIDR visita projeto em Flores do Goiás
Uma equipe da Área de Irrigação e Operações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (AI/Codevasf) e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) visitou regiões que recebem apoio da Empresa com a entrega de sistemas de irrigação em Flores do Goiás (GO) nesta quarta-feira.
Estiveram presentes a diretora da AI, Alessandra Cristina Rossin, a diretora de Irrigação do MIDR, Larissa Rêgo, a assessora da AI, Andréa Rachel Ramos, o secretário-executivo da AI, Rodrigo Marques Beneveli, o gerente de Planejamento e Apoio à Produção da AI, Alberto do Nascimento, e o secretário executivo adjunto do MIDR, Tito Lívio Queiroz e Silva. Essas iniciativas contam com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA/GO). Na ocasião, aconteceu ainda capacitação em manejo de irrigação realizada pela Embrapa.
As ações foram iniciadas com um projeto-piloto que beneficiou 10 famílias de agricultores familiares e a previsão é de que mais 100 famílias sejam beneficiadas ainda em 2024. Esses novos produtores vão começar a receber os sistemas na próxima segunda-feira (16/09).
De acordo com a diretora Alessandra Cristina Rossin, iniciativas como essas são importantes porque geram emprego e promovem melhorias na vida das pessoas. “E esse é o propósito da empresa: construir caminhos de oportunidades, integrando regiões e transformando vidas de forma planejada e sustentável”, complementa.
Ana Clezia de Sousa dos Santos é uma das produtoras da região beneficiadas com as ações da Companhia. Segundo ela, sua família não tinha renda, mas depois que entraram para o projeto-piloto que utiliza sistemas de irrigação implantado pela Codevasf, a vida começou a melhorar. “Esse projeto vai render emprego para as pessoas aqui na nossa região. Eu mesma já estou contratando gente para ajudar na polinização do maracujá”, completa.
Sobre o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã
O Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã (GO) beneficia agricultores familiares com sistemas de irrigação localizada por gotejamento e microaspersão para produção de frutas como manga e maracujá. A iniciativa está ajudando a transformar a realidade econômica de uma das regiões menos desenvolvidas do estado.
As ações foram iniciadas com um projeto-piloto que beneficiou 10 famílias de agricultores familiares em Flores de Goiás. Os recursos foram empregados em sistemas de irrigação localizada por microaspersão para a cultura da manga e em sistema de gotejamento e espaldeira (para cultivo de espécies trepadeiras) para a cultura do maracujá.