Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Dia Mundial da Água: Palestras, debates e peixamentos realizados pela Codevasf celebram a data em diversos estados
conteúdo

Notícias

Dia Mundial da Água: Palestras, debates e peixamentos realizados pela Codevasf celebram a data em diversos estados

publicado: 22/03/2024 16h44, última modificação: 22/03/2024 16h44

A água é um recurso natural essencial à vida e também fundamental para o processo de desenvolvimento regional. No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Codevasf realizou diversas atividades para lembrar a importância de proteção dos recursos hídricos, como os rios e lagoas, e do uso racional da água.

Em Tocantins, estudantes discutiram temas como bacias hidrográficas, a necessidade de água para produzir alimentos e a missão da Codevasf em palestras promovidas pelo engenheiro ambiental Rafael Lamas e pela engenheira de pesca Giulia Lopes em escolas públicas de Palmas.

Dia Mundial da Água2.jpg 
Já no estado da Bahia, além dos estudantes da Escola Promove, em Bom Jesus da Lapa (BA), universitários da Universidade Federal do Oeste Baiano (Ufob), no mesmo município, participaram de palestras promovidas por técnicos da Companhia sobre a conservação da água e do solo para o desenvolvimento regional.

No estado de Minas Gerais, a Codevasf se uniu a diversos parceiros para a Semana da Água 2024 com palestra de técnicos da empresa. O engenheiro agrônomo Bráulio Jordão foi um dos palestrantes na programação do evento em Montes Claros (MG), com a apresentação de case de sucesso sobre conservação do solo e da água, que trouxe a experiência da empresa em ações de revitalização hidroambiental das bacias hidrográficas do rio Gorutuba e do rio Verde Grande, afluentes do rio São Francisco. Já a engenheira agrônoma Fernanda Saab trouxe o case de sucesso sobre reuso de água na agricultura irrigada a partir da experiência exitosa no Projeto Público de Irrigação Gorutuba, em Nova Porteirinha (MG).

As águas do rio São Francisco se encheram de vida com peixamentos realizados pela Companhia em celebração ao Dia Mundial da Água. Em Pernambuco, a Companhia executou o maior peixamento já realizado pela empresa na região com a inserção de 150 mil alevinos das espécies piau, pacamã e curimatã, todas nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco, em trechos do rio em Petrolina (PE). O repovoamento também comemorou os 50 anos da Codevasf.

Dia Mundial da Água 3.jpeg

Em Sergipe, o repovoamento das águas do rio São Francisco em celebração à data foi realizado na quinta-feira (21) em trechos do município de Canindé de São Francisco (SE) com a inserção de 50 mil alevinos de espécies nativas.