Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Cooperativa apícola de MG vai exportar 30 toneladas de mel até o fim do ano
conteúdo

Notícias

Cooperativa apícola de MG vai exportar 30 toneladas de mel até o fim do ano

publicado: 21/11/2024 18h08, última modificação: 16/12/2024 14h14

Coopemapi melA Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi) exportou, este mês, nove toneladas de mel para os Estados Unidos e, até o fim de dezembro, espera-se que outras 21 toneladas sejam enviadas para a Bélgica.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é um importante elo para essas conquistas, pois entre as suas ações está a doação de veículos, de casas de cera e de mel, de entreposto, de insumos para cadeia apícola (kit beneficiamento e kit produção), além da organização e participação em eventos. Essas ações geram cerca de 600 empregos diretos e indiretos.

A Coopemapi possui entreposto com casa de cera e laboratório próprio em funcionamento habilitado para exportação. Produz mel, própolis e pólen e exporta para os Estados Unidos, Bélgica, Portugal, China, Itália e Alemanha.

Atualmente, a produção processada de mel dos cooperados gira em torno de 120 toneladas — cerca de 26,6% da produção apurada do Norte de Minas, que gira em torno de 450 toneladas.

Parte do mel processado pela Coopemapi é exportada atualmente. Cerca de cinco países já importam méis especiais e silvestres, são eles: Bélgica, que importa cerca de 35 toneladas; Estados Unidos, que importa cerca de 27 toneladas; Kuwait, que importa cerca de 1,2 toneladas; França, que importa cerca de 200 kg; Alemanha, que importa cerca de 150 kg. No total, foram exportadas cerca de 63,5 toneladas de monoflorais e multiflorais. 

Apicultura no Norte de Minas Gerais

Coopemapi interiorA atividade de apicultura iniciou-se no Norte de Minas nos anos 90, com foco no município de Bocaíuva que possuía grande potencial para o desenvolvimento da atividade. Com a estruturação da cadeia produtiva sendo promovida pela Codevasf, nos últimos anos, a região está se tornando um dos principais polos do Programa Rotas da Integração. O polo Apícola do Norte de Minas abrange 64 municípios da região, cerca de 1500 apicultores e uma produção de mel de 900 a 1.100 toneladas/ano.

A Coopemapi foi criada em 2016 e, hoje, atende 25 municípios. A instituição possui 189 cooperados como pessoa física e seis como pessoa jurídica, totalizando mais de 346 integrantes. A Cooperativa tem como missão promover por meio da cultura cooperativista a apicultura e a produção agroecológica como estratégias de geração de renda e preservação ambiental. 

A Coopemapi possui certificação no Instituto Biodinâmico (IBD) – maior certificadora da América Latina e é a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional).

registrado em: , , ,