Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf realiza último peixamento do ano no rio São Francisco, em Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf realiza último peixamento do ano no rio São Francisco, em Sergipe

publicado: 18/12/2024 15h59, última modificação: 18/12/2024 16h31

Ultimo peixamento 2024 SEA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou o último peixamento do ano em Sergipe. Na última terça-feira (17), foram lançados quatro mil alevinos e pós-larvas de espécies nativas no leito do rio São Francisco, em diferentes locais do trecho que banha o município de Neópolis.

Na ação, foram inseridos dois mil alevinos de curimatã, mil alevinos de pacamã e mil pós-larvas de camarão-pitu. Diferentemente de outras ações de repovoamento, em que os peixes são lançados na margem do rio, desta vez a inserção ocorreu em locais mais afastados com o apoio de uma embarcação.

O engenheiro de pesca Alexandre Delgado, analista em Desenvolvimento Regional, explicou que os locais de soltura foram escolhidos de modo a garantir melhor proteção para os alevinos. “O pacamã, por exemplo, foi lançado em uma região de areia, que é o ambiente em que ele normalmente vive. Já o camarão-pitu foi levado para uma área de pedras, para que ele possa se proteger dos predadores”, afirmou.

O peixamento foi conduzido pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), que é a unidade responsável por ações de piscicultura realizadas pela Codevasf no estado de Sergipe. No local é feita a reprodução artificial de espécies nativas da bacia do rio São Francisco, bem como de espécies de interesse comercial para serem utilizadas no apoio à aquicultura familiar.