Notícias
Codevasf participa do IX Encontro Nacional do Programa Água Doce
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) será integrante do Programa Água Doce, coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O anúncio foi feito durante o IX Encontro Nacional de Capacitação e Integração do Programa Água Doce, que ocorre em Aracaju (SE). O evento iniciado, nesta quarta-feira (13), marca um novo ciclo do programa, que tem como meta ampliar a oferta de água no semiárido brasileiro.
A adesão da Codevasf ao Programa Água Doce será feita por meio de assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o MIDR. Quando formalizado, o instrumento vai destinar recursos à Codevasf para a aquisição e instalação de sistemas de dessalinização em comunidades rurais inseridas em sua área de atuação da Codevasf.
Os processos licitatórios para a aquisição desses sistemas de dessalinização já estão sendo elaborados pela Gerência de Saneamento e Acesso à Água, da Diretoria de Revitalização e Desenvolvimento Regional da Codevasf (AR/GSA). A previsão é que as contratações sejam iniciadas ainda este ano e as ações sejam executadas pela Codevasf a partir de 2025.
Abertura
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Jefferson Costa, participou da solenidade de abertura e destacou o histórico de ações da empresa para combater a escassez hídrica. “O uso dos recursos hídricos como fonte de desenvolvimento é uma marca do trabalho realizado pela Codevasf em seus 50 anos de existência. Por isso, estamos prontos para dialogar, dar a nossa contribuição com o Programa Água Doce e melhorar o acesso a esse bem essencial para a vida humana”, afirmou.
O secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, apontou a inclusão do Programa Água Doce no Novo PAC, em 2023, como uma prova da prioridade que o tema possui para o Governo Federal. “Isso demonstra o esforço para que possamos aperfeiçoar cada vez mais programas que são reconhecidos pelas comunidades como sendo de grande relevância. Prover água de qualidade é uma obrigação na agenda da Presidência”, declarou Vieira.
O secretário de Estado da Agricultura de Sergipe, Zeca da Silva, reforçou a importância das ações executadas pelo programa para os nordestinos. “É muito bom ver o impacto dos sistemas já implantados nas comunidades rurais, a população sabe dessa importância. Afinal, sabemos que muitos municípios de Sergipe sofrem com a salinização e com a falta de água potável”, falou o secretário.
Programa Água Doce
Durante o evento, houve a assinatura simbólica de instrumentos entre o MIDR e os governos estaduais para novas ações do programa Água Doce. O encontro também incluiu debates sobre o papel dos Estados e propostas para aprimoramento do programa, além de troca de experiências sobre sua implementação em diferentes realidades.
Na quinta-feira (14), a programação inclui a visita a um sistema de dessalinização em funcionamento no povoado Cacimbas, em Poço Verde (SE), com o objetivo de verificar o impacto das ações do programa. O evento contou com a participação da gerente de Saneamento e Acesso à Água da Codevasf, Dayanna Souza Alberto, e de técnicos da Superintendência Regional em Sergipe.
Elaborado em 2003, o Programa Água Doce estabelece uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Criado pelo Ministério do Meio Ambiente e atualmente coordenado pelo MIDR, o programa já contabiliza mais de 1 mil sistemas de dessalinização instalados nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, beneficiando diretamente mais de 260 mil famílias.