Notícias
Codevasf participa de expedição no Raso da Catarina e discute ações de apicultura na região
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou de uma expedição no Raso da Catarina, na região norte da Bahia. O objetivo foi realizar um diagnóstico da área e verificar o potencial da atividade apícola. Realizada de 30 de outubro a 1º de novembro, a expedição percorreu vários municípios da região.
A ação teve a participação de técnicos da Superintendência Regional de Aracaju e da Unidade Regional Descentralizada de Paulo Afonso. O engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, coordenador técnico do projeto “Rede Nordeste de transição ecológica para apicultura e meliponicultora”, esteve presente no evento e falou sobre as perspectivas de investimentos na região.
“O Raso da Catarina possui um produto altamente diferenciado. Além disso, a apicultura possui um grande potencial na região, por isso é tão importante investir no setor”, afirmou Ronaldo Fernandes. “A apicultura e a meliponicultora são integrantes da bioeconomia, que aliam a conservação ambiental à geração de renda e contribuem para a mudança ecológica, completou o engenheiro florestal.
O projeto “Rede Nordeste de transição ecológica para apicultura e meliponicultora” foi contemplado pela chamada pública Pró-Infra Centros Temáticos, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e será executado em parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), com apoio de outras instituições. A iniciativa prevê a formação de uma rede para realizar ações de bioeconomia, inovação tecnológica e geração de renda nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.
A expedição teve participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prefeituras locais e organizações da sociedade civil.
Foto: Bruno Rocha