Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf participa da 20ª FENACAM; evento acontece de 19 a 22 de novembro, em Natal (RN)
conteúdo

Notícias

Codevasf participa da 20ª FENACAM; evento acontece de 19 a 22 de novembro, em Natal (RN)

publicado: 18/11/2024 16h57, última modificação: 18/11/2024 16h57

Camarão PituOs 50 anos de trajetória da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) serão destaque especial na 20ª edição da Feira Nacional de Camarão (FENACAM), evento que acontece entre os dias 19 e 22 de novembro em Natal, no Rio Grande do Norte. Nesta edição, que ocorrerá no Centro de Convenções da capital potiguar, a empresa terá participação em simpósios, no workshop organizado pela própria Codevasf e em dois minicursos paralelos à Fenacam’24.

Aproveitando o evento, como estratégia de planejamento das ações do setor, técnicos da empresa apresentarão o Plano de Recursos Pesqueiros e Aquicultura para o período de 2024 a 2027. Palestrante do XVII Simpósio Internacional de Aquicultura da FENACAM’24, com o tema – “Codevasf, 50 anos de desenvolvimento e seu legado para aquicultura brasileira” - o engenheiro de pesca Albert Bartolomeu comenta que “como característica desse evento, teremos uma considerável troca de conhecimentos com vistas ao aprimoramento de novas técnicas científicas”.

“A FENACAM é hoje o maior evento de aquicultura do país e conseguimos um espaço importante para apresentar as ações e conquistas da empresa nesses 50 anos de atividade, especialmente na Aquicultura. É uma oportunidade de trocar ideias com palestrantes do mundo inteiro”, destaca Bartolomeu.

“Nossa participação no evento se faz importante para a apresentação do legado das atividades aquicultura e recursos pesqueiros da Codevasf nesses 50 anos, não só dos trabalhos já realizados, mas também para a apresentação de novos projetos”, reforça Hermano Luiz dos Santos, chefe da Unidade de Recursos Pesqueiros, Aquicultura e Beneficiamento da Codevasf.

Celebrando duas décadas de existência, a Feira Nacional de Camarão já se consolidou no país como espaço visionário para a discussão de pautas que reverberam na inovação, no crescimento e no desenvolvimento da aquicultura brasileira. Trata-se de um encontro de aprendizado com a participação de renomados palestrantes do Brasil e do mundo, que contribuem e compartilham insights, pesquisas e novas descobertas no setor.

Programação 

A expectativa é de que técnicos das 16 superintendências da Codevasf participem do encontro. As inscrições podem ser feitas no site da própria FENACAM. A programação técnica, científica e empresarial da edição de 2024 engloba o XX Simpósio Internacional de Carcinicultura; o XVII Simpósio Internacional de Aquicultura; XX Sessões técnicas e cientificas – carcinicultura e aquicultura e a XX Feira internacional de serviços e produtos para a aquicultura.

Além de contribuir com palestra no Seminário Internacional de Aquicultura, a Codevasf indicará técnicos e produtores para dois minicursos de capacitação de técnicos e produtores na área de atuação da empresa, que atualmente abrange 15 estados da federação. Serão dois dias de formação para cada um dos temas abordados: “manejo prático no cultivo de camarão” e “ferramentas para ações corretivas na carcinicultura”.

“É uma forma da Codevasf capacitar esse público em sua área de atuação dentro da aquicultura”, antecipa o Albert Bartolomeu. “Estamos sempre reciclando, visando a capacitação, a assimilação e a busca de informações de novas técnicas”, avalia.

Durante o evento, visitantes de várias partes do país e do mundo poderão conferir o estande da Codevasf, que contará com a exibição de vídeos e algumas publicações técnicas sobre as atividades da empresa no segmento da aquicultura.

CamarãoLegado

Entre as conquistas no setor de aquicultura da Codevasf celebradas no seu jubileu de ouro estão o avanço na piscicultura, com a ampliação em mais de 50 vezes da produção média de alevinos em suas estações. Aumento expressivo graças a capacitação e o treinamentos de técnicos desde os anos 80.

Entre as iniciativas no setor estão a interiorização do camarão marinho como estratégia de promoção de renda para médios e pequenos carcinicultores, assim como o projeto de revitalização do camarão pitu no Baixo São Francisco. “São projetos prioritários para os próximos anos”, antecipa Hermano Luiz.

Soma-se a essa herança o aumento dos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, atualmente espalhados ao longo da bacia do rio São Francisco pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Outras vitórias da empresa no ramo estão a criação de peixes em tanques de redes nas represas de Três Maria, Sobradinho e Itaparica, repovoamento do Camarão Pitu na Região do Baixo São Francisco.

SERVIÇO:

XX Fenacam – Feira Nacional do Camarão

Data – 19 a 22 de novembro

Local - Centro de Convenções de Natal/RN

Informações: https://www.fenacam.com.br/