Notícias
Codevasf inicia segunda etapa da pavimentação da via de acesso à Serra João do Vale, em Jucurutu, no Seridó Potiguar
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) iniciou a segunda etapa das obras de pavimentação da via de acesso à Serra João do Vale, localizada no município de Jucurutu, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Cerca de R$ 5,61 milhões estão sendo investidos no empreendimento. Serão aproximadamente duas mil pessoas beneficiadas, que passarão a contar com melhores condições de tráfego na região. Os recursos investidos são oriundos do Orçamento Geral da União, repassados à Companhia via emendas parlamentares.
Ao todo, serão pavimentados 1.8 mil metros, com pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD). “A estrada será em mão dupla, com uma faixa de rolamento com sete metros de largura total mais um metro de acostamento para cada lada, garantindo assim melhor segurança no trecho”, destaca o Superintendente Regional da Codevasf em Natal, Lindberg Tinôco.
A estrada de acesso a Serra João do Vale está inserida em uma área bastante escarpada, rochosa, e com passagens de corpos hídricos, tornando-se uma obra complexa e de difícil execução/operacionalização.
As obras da via envolvem serviços de corte, aterro, detonação de rochas com explosivos, sub base, base e o revestimento asfáltico, além dos serviços de drenagem com meio fio, calhas, dissipadores de energia, drenos, bueiros e sinalização vertical e horizontal.
“Além de viabilizar melhores condições de tráfego no local, a região da Serra de João do Vale também é bastante conhecida pela sua beleza natural e potencial para o ecoturismo, o que certamente agregará na economia local”, ressalta Tinôco.
Os serviços de melhoria de infraestrutura urbana/rural fazem parte das ações promovidas pela Codevasf, seja diretamente ou por meio de convênios com os poderes públicos local e estadual. Entre as iniciativas estão o calçamento e a pavimentação de vias públicas; a implementação e a manutenção de estradas vicinais, além de construção de pontes e passagens molhadas, perfuração e instalação de poços, doações de máquinas e equipamentos, adutoras, etc.