Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf inicia atividades do Projeto Amanhã no Rio Grande do Norte com curso de saboaria artesanal
conteúdo

Notícias

Codevasf inicia atividades do Projeto Amanhã no Rio Grande do Norte com curso de saboaria artesanal

publicado: 30/07/2024 16h59, última modificação: 30/07/2024 16h59

Projeto Amanhã RN 01A realização de um curso de saboaria artesanal à base de produtos apícolas marcou o início das atividades do Projeto Amanhã, programa social da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no Rio Grande do Norte. A primeira capacitação no estado aconteceu no município do São Tomé (RN), no agreste potiguar, contando com 28 participantes.

A ação foi realizada por meio de parceria entre a Superintendência Regional da Codevasf no estado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - campus Pau dos Ferros, Associação dos Apicultores de São Tomé (APROMEP) e Prefeitura Municipal de São Tomé.

"O início das ações do Projeto Amanhã marca um passo significativo para o desenvolvimento sustentável no Rio Grande do Norte. Esse projeto visa capacitar os jovens da nossa região, proporcionando-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para atuar em diversas áreas produtivas. Ao investir na formação das novas gerações, estamos construindo um futuro mais promissor, com mais oportunidades e um desenvolvimento socioeconômico equilibrado. A Codevasf se orgulha de contribuir para essa transformação positiva”, afirma Lindberg Tinôco, superintendente regional da Codevasf no Rio Grande do Norte.

O curso objetivou capacitar os jovens da região, oferecendo conhecimentos sobre apicultura, cosmetologia e empreendedorismo. A ideia era não apenas promover a geração de renda, mas também incentivar o uso sustentável dos recursos naturais da região.

Projeto Amanhã RN 03Durante as aulas, os participantes aprenderam a utilizar os produtos apícolas, como mel, cera e própolis, para produção de diversos produtos de beleza. Além disso, eles foram instruídos sobre técnicas de marketing e gestão de negócios para que possam empreender de forma consciente e lucrativa. A instrutora do curso foi a professora Luciene Xavier de Mesquita-Carvalho, do IFRN.

“O curso ofertado mostrou forte alinhamento com os propósitos do Projeto Amanhã de contribuir na capacitação do jovem para que ele seja protagonista do processo de seu próprio desenvolvimento, integrando-o à atividade produtiva”, avaliou Wellington Dias Lopes Junior, coordenador regional do Projeto Amanhã no Rio Grande do Norte.

Na avaliação dos participantes, o curso foi bastante produtivo. Muitos ficaram motivados em investir na área, tendo em vista o diferencial dos produtos. “Eles podem ser mais bem procurados no mercado devido aos benefícios para a nossa pele e por serem produtos extremamente artesanais”, explica Annileidy de Oliveira, concludente do curso. Já Anne Elisy de Lima, outra aluna, ressalta o nível do conhecimento adquirido na produção de cosméticos utilizando os produtos apícolas da região. “Aprendi a fazer sabonetes em barra, sais de banho, escalda-pés, álcool em gel, aromatizantes, feito de mel da abelha, de própolis. Tudo feito de materiais 100% naturais e que são de ótima qualidade”, ressalta.

Projeto Amanhã RN 02

Sobre o Projeto Amanhã

Iniciativa social da Codevasf, o Projeto Amanhã tem se destacado pela atuação transformadora na vida de jovens do meio rural. Desde 1993, mais de 34 mil jovens já foram capacitados para construir um futuro promissor no campo.

Com foco nas demandas e potencialidades de cada região, o projeto insere jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo, oferecendo capacitações em diversas áreas, como piscicultura, apicultura, produção agroecológica e processamento de frutas. Ao fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o projeto contribui para a redução do êxodo rural e o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Para desenvolver as ações do projeto, a Companhia conta com a parceria de governos estaduais e municipais, além de organizações privadas, empresas de pesquisa e assistência técnica, organismos internacionais, organização de produtores, associações e cooperativas, escolas técnicas e agrotécnicas, escolas de ensino formal e organizações não-governamentais.