Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > Codevasf capacita técnicos angolanos para a agricultura irrigada
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita técnicos angolanos para a agricultura irrigada

publicado: 09/07/2024 16h55, última modificação: 10/07/2024 17h10
Exibir carrossel de imagens Cássio Moreira/Codevasf

A parceria é fruto da cooperação técnica “Desenvolvimento de regiões irrigadas e políticas de apoio à agricultura familiar”, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação

Delegação brasileira, formada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participa, neste mês de julho, de missão de cooperação internacional em Angola para capacitar técnicos angolanos e disseminar experiências na promoção do desenvolvimento regional por meio da agricultura irrigada e de sequeiro. A iniciativa faz parte do Programa de cooperação técnica “Desenvolvimento de regiões irrigadas e políticas de apoio à agricultura familiar” de Angola, no Vale do rio Cunene, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.

Codevasf capacita técnicos angolanos para a agricultura irrigada 3.jpeg

Doze técnicos angolanos serão capacitados pelos técnicos da Codevasf para terem conhecimentos na área de topografia, pedologia e drenagem. Segundo o coordenador da missão da Codevasf, Samuth Duarte, levar a experiência brasileira para Angola é fundamental para que a agricultura irrigada seja desenvolvida na região do Vale do rio Cunene. “As características do solo e do clima do Vale do Cunene são semelhantes às do semiárido brasileiro. A ideia é que os angolanos consigam desenvolver agriculta irrigada no local para a melhoria da qualidade de vida da população da região”, afirma.

"A Codevasf foi convidada para compartilhar suas experiências exitosas na agricultura irrigada e a auxiliar técnicos angolanos na elaboração de um plano de gestão para o canal do Cafu. Essa província angolana sofre com a estiagem e tem um canal, construído recentemente com o objetivo de disponibilizar água para o consumo humano e animal e produção agrícola", explica o diretor da Área de Irrigação e Operações da Companhia, Luís Napoleão Casado. O Canal do Cafu foi inaugurado em abril em 2022 com o intuito de combater a seca cíclica na província.

Na missão, foram realizadas reuniões com o governo da província de Cunene e visitas de reconhecimento à área do Canal do Cafu. O objetivo das visitas foi observar as características do solo da região. A inspeção foi dividida em duas partes. A primeira foi feita na estação de bombeamento. Em seguida, percorreu-se o trecho referente ao primeiro lote do canal, que vai da comunidade do Cafu até Cuamato, com aproximadamente 47 km. A segunda etapa contou com o reconhecimento dos trechos Leste e Oeste, respectivamente com 56 km e 55 km.

Codevasf capacita técnicos angolanos para a agricultura irrigada 4.jpeg

Desde que chegou a Angola, a equipe técnica da Codevasf conheceu o laboratório do Instituto de Investigação Agronômica de Angola (IAA), local em que as amostras de solo serão analisadas. A equipe participou de uma reunião com a governadora de Huambo, Lotti Nolika, e com representantes da embaixada do Brasil em Angola e do Instituto de Agricultura de Angola. A governadora Lotti Nolika reconheceu a importância dos trabalhos que serão executados para o país.

Os técnicos da Codevasf também se encontraram com o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas da província de Cunene, António Gilberto Augusto Matias, e outras autoridades para explicar o objetivo da missão no Canal do Cafu, em Cunene, e a importância dos levantamentos pedológicos e topográficos para o desenvolvimento da agricultura irrigada na região.

Codevasf capacita técnicos angolanos para a agricultura irrigada 2.jpeg

Fotos: Cássio Moreira/Codevasf