Notícias
Assembleia Legislativa do Amapá presta homenagem à Codevasf pelos 50 anos
Na ocasião, também foram doados pela Companhia 65 equipamentos e máquinas ao estado do Amapá
A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, nesta sexta-feira (28), sessão especial para homenagear os 50 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A solenidade foi proposta no Legislativo pelo deputado Rodolfo Vale. Na celebração, também foram entregues 65 equipamentos e máquinas (sedans, retroescavadeiras, cavalos mecânicos, semireboques e vans) ao governo e prefeituras do Amapá. O investimento é de R$ 17 milhões.
Ao iniciar a sessão, a deputada estadual e presidente da Alap, Alliny Serrão, parabenizou todos os servidores e colaboradores da Codevasf por contribuir com o desenvolvimento do estado do Amapá.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, disse que celebrar os 50 anos da Codevasf é comemorar 50 anos da diminuição das desigualdades. Segundo ele, se não fosse o papel da Codevasf e de outras instituições a situação do estado seria mais desafiadora. “A Companhia trabalha pelo desenvolvimento regional nos locais em que atua: estruturação de cadeias produtivas, doação de equipamentos e máquinas, agricultura irrigada. Tenho certeza de que isso está fazendo diferença nos municípios do nosso estado. Agradeço o trabalho desenvolvido pela Companhia em todo o país e não apenas no Amapá”, declarou.
O senador Davi Alcolumbre enfatizou sobre os desafios e a importância institucional para a construção e desenvolvimento do país. “Estamos no caminho certo. Temos que defender o legado, porque todos nós trabalhamos para fazer as coisas acontecerem. A gente não planta e colhe. Plantamos e cuidamos para depois dois, três, cinco anos as coisas acontecerem”. Na oportunidade, Alcolumbre fez um breve histórico de como foi a apresentação do projeto de lei para ampliar a atuação da Codevasf e fazê-la chegar até o Amapá, “atravessando o rio São Francisco e o rio Amazonas para chegar no estado e ajudar os amapaenses”.
Processo de expansão
Em sua fala, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, lembrou que a Companhia chegou ao Amapá a partir de abril de 2021, por meio da Lei 14.503/2020, de autoria do senador Davi Alcolumbre. “Nós estamos aqui e em outros estados, que vão além do rio São Francisco, em razão da reputação, eficiência e atuação da empresa nesses 50 anos. Começamos com 504 municípios e, desde 2020, iniciamos a expansão da Codevasf. Essa expansão foi um processo”, explicou.
De acordo com a legislação, a Companhia é autorizada a atuar em todos 16 municípios do estado. A Empresa atua, por meio da 11ª Superintendência Regional, levando infraestrutura e oportunidades de crescimento econômico ao estado.
Ao fazer uma retrospectiva da atuação da Codevasf nos últimos anos, Moreira destacou a estrutura organizacional e as realizações da empresa no estado, a exemplo das obras de pavimentação, de infraestrutura e de revitalização, como a reurbanização do setor comercial e portuário de Santana. “A Codevasf investiu cerca de R$ 700 milhões no estado do Amapá entre doação de equipamentos, obras de pavimentação e de infraestrutura”, informou.
Na ocasião, Marcelo Moreira recebeu o título de cidadão amapaense em razão dos relevantes serviços prestados à frente da Companhia ao estado do Amapá. O ministro Waldez Góes, o senador Davi Alcolumbre e o superintendente regional da Codevasf, Hilton Cardoso, receberam o Título de Mérito Legislativo pela contribuição ao desenvolvimento do estado do Amapá e pela melhoria da qualidade de vida da população.
A sessão também reuniu o governador do Amapá, Clécio Luiz; o vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior; o prefeito de Macapá, Antônio Furlan; senador Randolfe Rodrigues, funcionários da Companhia, além de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, secretários estaduais, empresários, diversas lideranças de municípios do estado do Amapá e outras autoridades.
Codevasf 50 anos
Criada na década de 1970 pela Lei nº 6.088/1974, a Codevasf é uma empresa pública federal que tem o compromisso de “promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para a redução das desigualdades”. Hoje a área de atuação da Companhia alcança 2.688 municípios brasileiros, localizados em 16 estados da federação, abrangendo 37% do território nacional.
As atividades da Codevasf incluem a implantação de projetos de irrigação; a realização de obras como canais, adutoras, sistemas de abastecimento e sistemas de esgotamento sanitário; o atendimento a comunidades rurais difusas, com a instalação de poços e cisternas; a revitalização do meio ambiente, com contenção de processos erosivos e repovoamento de rios com peixes de espécies nativas; e o suporte a atividades produtivas, como a agricultura familiar, a piscicultura e a apicultura.