Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Plantio da safra de arroz em projetos da Codevasf em Sergipe está em fase final
conteúdo

Notícias

Plantio da safra de arroz em projetos da Codevasf em Sergipe está em fase final

publicado: 16/10/2023 09h55, última modificação: 16/10/2023 09h55

Plantação de arrozEntrou na fase final o plantio da safra de arroz nos projetos de irrigação da Codevasf no Baixo São Francisco sergipano. Mais da metade dos lotes de rizicultura nos projetos Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume já foram implantados. A projeção da Companhia é de que sejam produzidas cerca de 35 mil toneladas de arroz na safra atual, com receita bruta de produção estimada em R$ 53 milhões.

Ao todo, cerca de 4 mil hectares deverão ser plantados nos três projetos de irrigação da Codevasf na região. Até o momento, já foram plantados mais de 50% dos lotes de arroz no projeto Betume, 60% no projeto Cotinguiba/Pindoba e 70% no projeto Propriá. A colheita deve ser iniciada em dezembro e se estender pelos primeiros meses do ano de 2024.

O irrigante Antônio Ferreira de Gois Júnior, produtor de arroz do projeto Betume, conta que está animado com a safra em sua lavoura no povoado Serrão, no município de Ilha das Flores. “A expectativa é ótima, principalmente pelo valor do arroz. O preparo do solo e o crescimento do arroz estão excelentes. Na última safra consegui tirar mais de 60 toneladas e a nossa expectativa é sempre aumentar de um ano para o outro”, declarou o agricultor.

O gerente regional de Irrigação da Codevasf em Sergipe, Ricardo Martins, afirma que alguns fatores contribuem para o cenário de otimismo. “O preço do arroz segue em alta, melhorando a renda dos irrigantes. Além disso, temos visto um aumento da produtividade nos projetos Propriá e Cotinguiba/Pindoba, além de uma maior área de plantio em função da segunda safra em algumas áreas aptas para esse fim”, explicou o gerente.

O cultivo de arroz nos projetos de irrigação da Codevasf tem grande impacto econômico no Baixo São Francisco sergipano, injetando anualmente mais de R$ 50 milhões na economia da região como resultado da comercialização do grão. Os projetos Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume beneficiam 1,5 mil famílias e são responsáveis pela manutenção de 8 mil empregos diretos e indiretos na região.

registrado em: , , ,