Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Escoamento da produção de batata-doce será cinco vezes maior após doação da Codevasf
conteúdo

Notícias

Escoamento da produção de batata-doce será cinco vezes maior após doação da Codevasf

publicado: 13/09/2023 16h39, última modificação: 13/09/2023 17h16

O povoado Moreiras, no município de Dom Inocêncio, sudeste do Piauí, é destaque na produção de batata-doce em todo o estado. Com o diferencial de ser doce, macio e enxuto, o alimento produzido pelas famílias da região chegará ainda mais longe e deve conquistar novos mercados com a aquisição de veículo para escoar a produção. Doado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nesta quarta-feira (13), o caminhão possibilitará que os associados transportem um volume cinco vezes maior do produto até chegar ao cliente final.

Escoamento da produção de batata-doce será cinco vezes maior após doação da Codevasf.jpegCom o investimento de R$ 297 mil, o veículo apresenta carroceria metálica e foi entregue à Associação Rural dos Irrigantes e Piscicultores do Povoado Moreiras, no Território Serra da Capivara, nas proximidades da Barragem do Jenipapo. A entidade, que é referência em unidade produtiva coletiva de agricultura familiar, também atua na produção de melancia, peixes, mel e massa de mandioca.

Atualmente, a produção das famílias de Moreiras tem como destino o comércio central de Dom Inocêncio e a cidade vizinha de São João do Piauí. A ideia é expandir as vendas para outras localidades. “Produzimos 24 toneladas de batata-doce, do tipo Rubissol, por ano, sobretudo entre os meses de junho e dezembro, para vender no comércio local. Com mais esse suporte da Codevasf, podemos ampliar nosso alcance para outras cidades, já que antes só conseguíamos transportar cerca de uma tonelada por vez e, agora, levaremos cinco toneladas por viagem”, explica Márcio da Silva Santos, presidente da associação, criada em 1995.

Além de ser considerada saborosa e totalmente orgânica, a batata-doce cultivada no povoado piauiense é fonte de renda para dezenas de famílias. “Esse veículo permite agregar valor ao que é produzido pelos associados, não só a batata-doce, mas a melancia, milho, peixe, dentre outros. Além disso, a associação deixa de pagar frete, economiza dinheiro e fica com mais recursos no caixa. É a Codevasf investindo em quem trabalha”, destaca o superintendente da 7ª Regional da companhia, no Piauí, Marcelo Castro Filho. A entrega do veículo ocorreu no galpão da Codevasf, localizado na BR-316, zona Sul de Teresina.