Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Comitê da Codevasf promove cultura de integridade para empregados, fornecedores e parceiros
conteúdo

Notícias

Comitê da Codevasf promove cultura de integridade para empregados, fornecedores e parceiros

publicado: 28/07/2023 13h47, última modificação: 28/07/2023 17h22

Comitê de IntegridadeA promoção da cultura da integridade na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) ganhou mais um reforço. Em decisão do diretor-presidente, Marcelo Moreira, foi instituído nesta quinta-feira (27) o Comitê de Integridade da Companhia, colegiado que integrará as ações das unidades de governança da empresa e da Comissão de Ética. O comitê atuará por soluções conjuntas e estratégias de prevenção e de promoção do comportamento íntegro para empregados, fornecedores e parceiros.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia, neste primeiro momento o comitê tem como principal missão disseminar, de forma preventiva, a cultura da integridade e da responsabilidade dentro da empresa como prática cotidiana, com ações como treinamentos e campanhas de orientação aos empregados. As ações de prevenção e orientação para prática da integridade também devem ser estendidas a partes que se relacionam com a Codevasf, como fornecedores, prestadores de serviço e instituições que mantêm convênios ou parcerias com a Companhia.

Moreira ainda destacou o processo de amadurecimento do sistema de governança da Companhia que conta, desde 2018, com uma Política de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos, com a atuação do Programa de Integridade desde 2019 e com ações organizadas pelo Plano de Integridade implantado em 2021 e atualizado em segunda versão em 2022. A Codevasf é um dos órgãos pioneiros do Governo Federal a participar do programa Promoção de Integridade por Mentoria e Assessoramento (Prisma), da Controladoria Geral da União (CGU), que deve assessorar, de forma customizada e especializada, órgãos e entidades do Poder Executivo federal para o desenvolvimento e o aprimoramento de programas de integridade.

“A Codevasf está cada vez mais amadurecendo sua governança, o controle e a integridade. Com a instalação do comitê, estamos fortalecendo ainda mais esse trabalho. O Comitê de Integridade atuará para planejar e executar ações de prevenção e orientação, para que a cultura de integridade e transparência seja cada vez mais forte na Companhia”, afirmou Marcelo Moreira.

Governança e Integridade na Codevasf

Comitê de Integridade da CodevasfO Comitê de Integridade é composto por representantes da Secretaria de Integridade, Riscos e Controles Internos da Codevasf (Sirc), da Corregedoria da Companhia, da Ouvidoria, da Auditoria Interna e da Comissão de Ética da empresa.

A chefe da Sirc, Kênia Marcelino, presidirá o colegiado. Para ela, as ações de integridade devem envolver toda a empresa e hoje já contam com o comprometimento da alta direção da Companhia. “A ideia é que toda a empresa seja abarcada pelas iniciativas conjuntas que serão executadas pelo comitê. A instalação do colegiado reforça a preocupação e o comprometimento da alta direção da Companhia em aumentar a maturidade da cultura da integridade e do controle de riscos ao integrar o trabalho das instâncias de governança”, apontou.

Na avaliação da chefe da Corregedoria da Companhia, Vanessa Costa Tolentino, a implantação do comitê representa uma atuação mais robusta e integrada nas iniciativas de promoção da integridade, controle de risco e transparência. “A Corregedoria vem reforçando seu compromisso com a identificação de riscos e vulnerabilidades. A atuação conjunta dos órgãos de governança da Codevasf trará maior robustez à integridade pública que passa pela mudança da cultura organizacional”, defendeu.

A Auditoria Interna da empresa já vem atuando de forma integrada e a implantação do comitê ampliará esse trabalho conjunto. “Essa integração é uma boa prática de governança que fortalece esse trabalho. Já estamos fazendo esse papel junto à Ouvidoria, à Sirc e à Corregedoria”, revelou a chefe da Auditoria Interna da Codevasf, Márcia Lopes Rodrigues de Souza.

A Auditoria Interna da empresa já vem atuando de forma integrada com as unidades de governança e a implantação do comitê fortalecerá esse trabalho. “A Auditoria Interna auxilia a gestão de integridade da Codevasf por meio da realização de auditorias, que visam avaliar se as ações praticadas pelas unidades auditadas estão de acordo com a cultura definida, sempre buscando fortalecer os controles internos da gestão, o gerenciamento de riscos e auxiliando na integridade das informações, afirmou a chefe da Auditoria Interna da Codevasf, Márcia Lopes Rodrigues de Souza.

A Ouvidoria da Companhia, que atua recebendo pedidos de acesso à informação, denúncias, reclamações, sugestões e elogios de empregados da empresa e da população, atuará na melhoria do fluxo de tratamento destas manifestações e seus encaminhamentos, bem como no reforço da transparência da empresa. “Vamos trabalhar também para identificar as informações relevantes recebidas pela ouvidoria que auxiliem nas ações de promoção da integridade e que contribuam com a atuação do comitê, no aumento da efetividade das instâncias de governança”, declarou a chefe da Ouvidoria da empresa, Maria Amélia Pinheiro.

De acordo com o presidente da Comissão Ética da Codevasf, Marco Pedra, a participação da comissão no comitê será para atuação pedagógica e orientativa, que contribua para a cultura da integridade da empresa. “A ideia que trabalhamos é informar o empregado sobre como deve agir em termos de ética pública e ser um órgão de consulta que possa tirar dúvidas, especialmente quanto a casos de conflito de interesses”, afirmou.