Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf promove curso de beneficiamento de pescado em Goiás
conteúdo

Notícias

Codevasf promove curso de beneficiamento de pescado em Goiás

publicado: 08/03/2023 13h05, última modificação: 08/03/2023 13h05

Curso sobre pescado em GoiásA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está promovendo, nesta semana, no município de Ceres (GO), um curso de beneficiamento de pescado. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Rialma e o Instituto Federal Goiano.

A capacitação é ministrada por Cida Pescadora, natural de Sobradinho (BA). Ela foi a primeira mulher a ter a carteira profissional de pesca e se dedica, há anos, a criar receitas e estimular o consumo de pescado. Teve seu trabalho reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos anos de 2019 e 2020.

O curso aborda boas práticas de fabricação; legislação sanitária; sistemas de inspeção; elaboração de receitas culinárias com aproveitamento integral do pescado; precificação de produtos e utilização de subprodutos para produção de ração e biojoias. Ao final da capacitação, será realizada degustação de diversos pratos elaborados e exposição de biojoias.

Nossa ideia, com esse curso, foi estimular os produtores de pescado da região e mostrar a eles as várias possibilidades de se aproveitar o peixe, de forma a dinamizar o arranjo produtivo local, que está em seu momento inicial”, afirma o superintendente regional da Codevasf em Goiás, Abelardo Vaz.