Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf passa a integrar a Rede de Parcerias da União
conteúdo

Notícias

Codevasf passa a integrar a Rede de Parcerias da União

publicado: 21/12/2023 17h34, última modificação: 21/12/2023 17h34

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aderiu à Rede de Parcerias da União junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A adesão se deu por meio da celebração de Acordo de Cooperação Técnica, por intermédio da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), assinado nesta quarta-feira (20) pelo diretor de Governança e Sustentabilidade da Codevasf, Gil Cutrim, representando o diretor-presidente da empresa, Marcelo Moreira, e pelo secretário de Gestão e Inovação da Seges, Roberto Seara Machado Pojo Rego. O ato aconteceu na Seges/MGI, em Brasília.

Codevasf passa a integrar a Rede de Parcerias da União.jpegCom a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a Codevasf torna-se parte da Rede de Parcerias, uma rede de governança colaborativa que tem por objetivo desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias da União operacionalizadas no Transferegov.br e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Obrasgov.br, além de promover e estimular ações de capacitação, comunicação e transparência. 

“Ao aderir à Rede de Parcerias, a Codevasf terá ações de boa governança e transparência junto ao MGI, dentro da proposta de desenvolvimento de ações de colaboração mútua e de interesse público e recíproco. A expectativa é o fortalecimento da gestão da Companhia, bem como a melhoria de processos; o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas, entre outros benefícios para que tenhamos uma administração cada vez mais íntegra, integrada, inovadora e transparente”, ressalta Cutrim. Serão habilitados à Companhia acessos às ferramentas de gestão da Rede, como painéis gerenciais, aplicativos e modelo de governança e gestão pública.

Na avaliação da chefe da Unidade de Acompanhamento de Transferências e coordenadora da Rede de Parcerias da Codevasf, Rízia Alves, "fazer parte dessa rede nos ajudará nos processos internos de acompanhamento das etapas dos instrumentos operacionalizados no sistema Transferegov.br, desde a proposição à prestação de contas. Uma das frentes de trabalho da unidade será multiplicar informações, normativos, atualizações sobre o tema para fiscais e gestores, gerando painéis e relatórios consistentes. Ações voltadas para melhorar os serviços prestados pela Codevasf e aprimorar a governança".

Além da Codevasf, participam da Rede de Parcerias, no Elo União, outras instituições, órgãos e entidades públicas da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, como Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e outros.

Codevasf passa a integrar a Rede de Parcerias da União 2.jpegA solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica contou com a presença do gerente de Planejamento e Estudos Estratégicos da Companhia, Milton Jesus Barbosa Junior; e da chefe da Unidade de Acompanhamento de Transferências e coordenadora da Rede de Parcerias da Codevasf, Rízia Alves. Por parte do MGI, estiveram presentes a diretora de Transferências e Parcerias da União, Regina Andrade; secretária adjunta da Secretaria de Gestão, Kathyana Buonafina; coordenador geral de Normas e Processos, Cleber Almeida; coordenador geral da Plataforma Tecnológica, José Antônio de Aguiar Neto; coordenadora geral de Governança Colaborativa e Gestão do Conhecimento, Tâmara da Conceição Castro; coordenadora geral de Capacitação, Lidiana Basílio; e da secretária-adjunta da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), Ana Paula Cavalcante.

Sobre a Rede de Parcerias

A Rede de Parcerias, instituída em agosto de 2023, é a rede de governança colaborativa do Sistema de Gestão de Parcerias da União, o Sigpar, e do Obrasgov.br. Podem participar órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais que possam contribuir com os objetivos da Rede. Ela é organizada em elos, criados de acordo com o âmbito de atuação, esfera jurídica ou área temática, e em instâncias de primeira e segunda camadas. A Rede atua em três eixos fundamentais: melhoria da gestão nos processos de transferências da União; capacitação; e comunicação e transparência.