Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf participa de reunião inaugural de Conselho de Apicultura em Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de reunião inaugural de Conselho de Apicultura em Sergipe

publicado: 14/12/2023 12h56, última modificação: 14/12/2023 12h56

Reunião Conselho de Apicultura SEA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assumiu a vice-coordenação do novo Conselho Estadual de Apicultura e Meliponicultura de Sergipe. Criado para discutir e ordenar os investimentos na cadeia apícola nos municípios sergipanos, o conselho realizou a primeira reunião nesta semana. Um dos objetivos é a criação de um plano estadual para o desenvolvimento da apicultura em Sergipe.

O engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e representante da Companhia no conselho, mostrou o grande potencial apícola de Sergipe. Ele destacou a existência de um porto para exportações, a ocorrência da própolis vermelha na região litorânea e a diversidade de ecossistemas como pontos fortes para o crescimento da apicultura no estado.

“Acredito que implantação dos polos apícolas dentro da Rota do Mel vai melhorar a qualidade de vida das comunidades de baixa renda. Nessa primeira reunião, podemos observar a sinergia entre as instituições e a intenção comum de tornar a apicultura e a meliponicultura grandes ferramentas de desenvolvimento socioeconômico e ambiental para Sergipe”, afirmou Fernandes. O conselho deve potencializar o impacto dos investimentos na apicultura.

A criação do conselho estadual de apicultura é resultado da aprovação da Rota do Mel em Sergipe pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Na reunião inaugural, foram discutidas a oficina da Rota do Mel e a elaboração do regimento interno. A Codevasf foi eleita para a vice-coordenação da entidade. A coordenação-executiva caberá à Universidade Federal de Sergipe, e a secretaria-executiva, à Superintendência Federal de Agricultura.

A oficialização do Conselho Estadual de Apicultura e Meliponicultura de Sergipe será realizada por meio de decreto do Governo do Estado. A entidade é formada por representantes de 15 instituições e a próxima reunião está agendada para janeiro de 2024.