Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf já inseriu 380 mil alevinos no rio São Francisco em Sergipe este ano
conteúdo

Notícias

Codevasf já inseriu 380 mil alevinos no rio São Francisco em Sergipe este ano

publicado: 08/02/2023 13h30, última modificação: 08/02/2023 13h30

Peixamento SergipeEm 2023, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já realizou seis peixamentos em Sergipe. Essas ações de repovoamento contribuíram, até o momento, para inserir mais de 380 mil alevinos e juvenis de espécies nativas na bacia do rio São Francisco. A última dessas ações ocorreu no último domingo (5), no município de Ilha das Flores.

O peixamento foi realizado no povoado Serrão, com o lançamento de 48 mil alevinos de curimatã, 1 mil alevinos de piau e 1 mil juvenis de camarão-pitu. A ação de repovoamento foi realizada em parceria com a prefeitura de Ilha das Flores e teve a participação do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho.

As ações de repovoamento foram realizadas em diferentes localidades de cinco municípios: Neópolis, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Gararu e Propriá. Na próxima semana, mais um peixamento será realizado no município ribeirinho de Santana do São Francisco, no povoado Saúde. Em todos esses municípios, as ações integraram a programação dos tradicionais festejos de Bom Jesus dos Navegantes, uma das principais expressões religiosas do Baixo São Francisco Sergipano.

Essas ações de repovoamento, também conhecidas como peixamentos, contribuem para a recomposição da fauna pesqueira. A iniciativa contribui para aumentar a quantidade de alimento disponível e para a manutenção do equilíbrio ecológico. A ação também garante a sobrevivência da pesca artesanal, o que traz geração de renda e segurança nutricional para as comunidades ribeirinhas.

“Essa ação tem um significado muito importante para a preservação da bacia do São Francisco, pois devolvemos vida às suas águas. O peixamento tem grande importância socioambiental para a população”, declarou o superintendente regional Marcos Alves Filho.

O diferencial dos peixamentos realizados pela Codevasf em Sergipe tem sido a inserção de juvenis de camarão-pitu. Considerada em risco de extinção, a espécie sofreu com a pesca excessiva ao longo do tempo, diminuindo consideravelmente sua presença na bacia.

Por esse motivo, a Codevasf iniciou, em 2018, um projeto de produção de camarão-pitu em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. O projeto funciona no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis. Neste ano, já foram lançados 8 mil juvenis de camarão-pitu no rio São Francisco em Sergipe.