Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf investe na produção de camarão-pitu em Sergipe para revitalizar rio São Francisco
conteúdo

Notícias

Codevasf investe na produção de camarão-pitu em Sergipe para revitalizar rio São Francisco

publicado: 18/07/2023 11h57, última modificação: 18/07/2023 11h57

Camarão-pituNesta semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está completando 49 anos. A empresa atua em todos os 75 municípios de Sergipe, por meio da 4ª Superintendência Regional, com sede na capital Aracaju. Entre as ações de destaque no estado, está a produção de camarão-pitu no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, situado em Neópolis (SE).

Com o objetivo de dar um novo foco à recomposição da ictiofauna do rio São Francisco, em 2018, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Polo Penedo), foi instalado o laboratório de pesquisa e produção do camarão-pitu no Centro Integrado e, no ano seguinte, foram iniciadas as ações de repovoamento do rio. Para este ano, a previsão é produzir e distribuir cerca de 100 mil pós-larvas da espécie ao longo do Baixo São Francisco.

O projeto do camarão-pitu tem alcançado grande repercussão por se tratar de espécie de importância econômica e social. O trabalho parte da captura de espécimes nativas, licenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Depois, ocorrem as etapas de desova, larvicultura, produção das pós-larvas e, por fim, a reintrodução no ambiente natural.

Dada a importância dessa ação, o Centro Integrado de Betume tem recebido contatos de instituições públicas e privadas de diversos estados, interessados em realizar parcerias com o intuito de estender os trabalhos a outros locais.

"Esse é um trabalho de grande relevância para a bacia do rio São Francisco. O camarão-pitu está em risco de extinção e, com esse projeto, a Codevasf contribui para recuperar os estoques de uma espécie com grande importância econômica e ambiental", afirma o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Thomas Jefferson França da Costa.

Histórico

 A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Orientada pelas vocações e potencialidades locais, a Companhia contribui para a melhoria de vida e desenvolvimento socioeconômico na sua área de atuação, por meio da execução direta ou de parcerias, com ações relacionadas a agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, estruturação de atividades produtivas e oferta de água para garantia da segurança hídrica.