Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf impulsiona geração de renda na Bahia com treinamento para fabricação de doces e geleias
conteúdo

Notícias

Codevasf impulsiona geração de renda na Bahia com treinamento para fabricação de doces e geleias

publicado: 15/09/2023 13h15, última modificação: 15/09/2023 13h15

Por meio do Projeto Amanhã, Companhia promoveu cursos para comunidades locais com aproveitamento de frutas de projetos irrigados

Curso de fabricação de doces na BahiaA produção de doces, geleias e compotas com frutas cultivadas nos Projetos de Irrigação Nupeba e Riacho Grande, na Bahia, pode se tornar uma alternativa de renda para famílias de produtores rurais da região. Para atender à demanda local e gerar oportunidades de trabalho nesse segmento, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu, nesta semana, um curso de fabricação desses produtos alimentícios, por meio do Projeto Amanhã.

A capacitação, que teve uma carga horária de 40 horas e contou com 25 participantes, foi realizada na Fazenda Escola do Distrito Nupeba/Riachão das Neves, em Barreiras (BA). Segundo Isabel Rivas, coordenadora do Projeto Amanhã da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Bom Jesus da Lapa, foram ensinadas, na ocasião, noções de higienização e manipulação de alimentos, além de técnicas para o preparo dos doces. “O resultado foi muito bom. Produzimos um conteúdo de mais de 90 kg (peso líquido), e os alunos aprenderam a fazer 20 tipos diferentes de itens, entre geleias, compotas e doces”, detalhou.

Aurélio Soares da Cunha, gerente do Distrito de Irrigação Nupeba e Riacho Grande (DNR), principal parceiro dessa ação, ressaltou a importância dessa capacitação: “Em muitos mercados, uma parte das frutas produzidas nos projetos não passa nos critérios de comercialização. Então, esse curso não só representa um incremento na renda para as famílias, como, também, evita o desperdício das frutas a partir da fabricação de doces e derivados”.

Curso de doces na BahiaA participante do curso Joana Darck de Sousa destacou a oportunidade de obter novos conhecimentos por meio da capacitação. “Eu amei esse curso, pois aqui no projeto ainda tem muito desperdício de frutas. Nós, que participamos desse treinamento, temos que agarrar essa oportunidade e levar pra frente. Temos mais é que agradecer”, afirmou.

Além do Distrito de Irrigação Nupeba e Riacho Grande, essa ação contou com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e outras entidades, como informou Walkyria Antunes, da Unidade Regional Descentralizada da Codevasf em Barreiras. “Este curso beneficia pequenos produtores rurais, jovens e mulheres que vivem na zona rural do município de Riachão das Neves. Por meio do Projeto Amanhã, a Companhia contribui para a diminuição do êxodo rural a partir da geração de oportunidades de trabalho, emprego, renda, fortalecendo, assim, os arranjos produtivos locais”, concluiu.

Mais capacitação

A fabricação de doces, geleias e compotas também foi tema de um curso promovido no município de Lapão, região de Irecê (BA), no início de setembro. O treinamento teve a duração de 40 horas, com a elaboração de 21 tipos diferentes de produtos, resultando em cerca de 60 quilos de itens alimentícios. A atividade foi realizada em parceria com Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e cooperativas locais.