Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf destaca apoio a produtores da região litorânea do Piauí durante a 40ª Expoapa
conteúdo

Notícias

Codevasf destaca apoio a produtores da região litorânea do Piauí durante a 40ª Expoapa

publicado: 06/11/2023 16h46, última modificação: 06/11/2023 16h46

Expoapa 01A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, participou da 40ª Exposição Agropecuária de Parnaíba (Expoapa), no Norte do estado. No evento, associações e cooperativas dos municípios da planície litorânea apoiadas pela empresa pública divulgaram ações e potencialidades nas áreas de piscicultura, apicultura, horticultura, dentre outras. A exposição foi realizada de 1 a 5 de novembro, no Parque de Exposição Municipal.

O estande da Codevasf foi um dos espaços mais procurados pelo público, recebendo cerca de 500 pessoas por dia. Os visitantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com técnicos da Companhia, conhecer o trabalho de famílias beneficiadas, além de degustar produtos resultantes desta parceria, como mel de abelha, macaxeira, cocadas e frutos do mar.

Expoapa 02O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, prestigiou o evento e destacou a importância do apoio da Companhia aos produtores locais. “A planície litorânea é um território formado por 11 cidades, sendo que mais da metade delas tem ações concretas a Arranjos Produtivos Locais por meio do nosso Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba. É um momento oportuno de mostrar ao grande público que o trabalho da Codevasf contribui para melhorar a renda e a qualidade de vida dos beneficiados, bem como aquecer a economia no norte piauiense”, avalia.

Uma das beneficiadas pela Codevasf é a Associação Apícola do Solo Litorâneo (Apsol) que expôs, ao longo dos cinco dias de evento, mel e espécies de abelhas sem ferrão, como moça branca e uruçú cinzenta. “Ao trazer esses insetos para expor no estande, incentivamos a educação ambiental e a importância deles para produção agrícola, pois são organismos com taxa de polenização alta. Já o nosso mel tem diferencial de acidez, sabor e densidade, é de fermentação natural e possui componentes químicos ricos em antioxidantes, antibacterianos e antifúngicos”, disse Marcos Pereira, vice-presidente da entidade.

Estiveram presentes também no espaço montado pelo Escritório de Apoio Técnico de Parnaíba os seguintes grupos: Associação de Pescadores de Manjuba de Igaraçu; Associação dos Produtores das Ilhas do Delta; Associação de Marisqueiras e Catadoras de Mariscos de Ilha Grande; Frutamel, de Cocal dos Alves. A Codevasf apoia essas entidades por meio de oficinas, visitas técnicas e de campo, intercâmbio entre produtores, equipamentos, veículos e/ou insumos.

O Território de Desenvolvimento Planície Litorânea é composto pelos municípios de Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves e Caraúbas. Entre os destaques da região estão agroindústria, turismo, piscicultura e energia eólica.