Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf capacita produtores do Norte da Bahia beneficiados com máquinas agrícolas
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita produtores do Norte da Bahia beneficiados com máquinas agrícolas

publicado: 24/02/2023 11h57, última modificação: 24/02/2023 12h50

Curso Trator BAA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA), realizou capacitação com integrantes da Associação dos Agricultores Familiares de Retiro de Dentro e Região de Piçarra (AAFA) - entidade atendida com a entrega de máquinas agrícolas. Foram beneficiados 14 produtores de oito povoados do município de Aporá, no Norte da Bahia.

A Associação foi beneficiada com uma patrulha agrícola composta por um trator, uma grade aradora, uma carreta e um guincho. Os recursos para aquisição dos bens foram de R$ 132,6 mil, oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e repassados à Companhia por meio de emenda parlamentar.

Segundo o presidente da entidade, Pedro Silva Ramos, “a doação da patrulha mecanizada irá ajudar a melhorar as condições de trabalho de 20 famílias de pequenos produtores rurais, beneficiando direta e indiretamente mais de 50 pessoas. Iremos reduzir custos de produção, aumentar a produtividade e a renda dos produtores, melhorando a qualidade de vida”.

Por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Inhambupe, a AAFA conseguiu reunir produtores dos povoados de Retiro de Fora, Marcelina, Retiro de Dentro, Malhadinha, Ema, Papagaio e distrito de Itamira para participarem da capacitação.

A realização de curso em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas é um dos encargos condicionantes para o repasse de bens. O treinamento é ministrado por técnico especialista na área, vinculado a alguma instituição de ensino/pesquisa, órgãos públicos de extensão rural ou empresa de consultoria na área agrícola.

Segundo Miled Cussa Filho, superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, “além de trazer grandes benefícios para as famílias dos pequenos produtores, o uso destes equipamentos entregues por nós fortalece a atividade econômica regional, sem contar que pode gerar emprego e renda direta ou indiretamente dentro das atividades agropecuárias, favorecendo o desenvolvimento regional”.

A AAFA, localizada no município de Aporá, existe há dois anos e conta com 26 pessoas cadastradas que desenvolvem atividades agropecuárias como citricultura, avicultura caipira, ovinocaprinocultura e bovinocultura de corte.