Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf autoriza obras de conservação de solo e água no Dia Mundial do Meio Ambiente durante Congresso das Cidades, em Teresina (PI)
conteúdo

Notícias

Codevasf autoriza obras de conservação de solo e água no Dia Mundial do Meio Ambiente durante Congresso das Cidades, em Teresina (PI)

publicado: 06/06/2023 10h42, última modificação: 06/06/2023 11h29

Congresso de Cidades 01A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, viabilizou, nesta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a assinatura de ordens de serviço para construção de obras de conservação de solo e água em municípios piauienses. A iniciativa ocorreu no Congresso das Cidades, que acontece em Teresina (PI). Ainda durante o evento, os gestores acompanharam a situação atualizada dos convênios da empresa pública federal com as prefeituras.

Ao todo, serão contempladas as cidades de Fartura do Piauí, Curral Novo do Piauí, Belém do Piauí, Jacobina do Piauí e Francisco Macedo. Cada um dos municípios atendidos será beneficiado com cerca de 120 barraginhas, obra que contribui para captação e infiltração de enxurradas, além de minimizar os efeitos das chuvas intensas e garantir o aproveitamento adequado da água que é destinada aos animais no semiárido.

Os contratos assinados garantem investimentos da ordem de R$ 972 mil na implantação de 10 módulos nestas regiões. Entre os critérios exigidos para seleção dos municípios contemplados pelas ações do projeto estão possuir áreas de preservação permanente ou em processo de erosão, pertencer à região semiárida do Piauí e vigorar no índice de prioridade de recuperação elaborado pela Codevasf.

“Esses reservatórios espalhados facilitam o acesso ao criador, produtor e agricultor das proximidades, principalmente no período mais seco do semiárido. Além destas obras, executamos o diagnóstico das bacias hidrográficas do Piauí e o Plano Nascentes, por exemplo. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Codevasf mostra que cumpre seu papel ao desenvolver diversas ações de proteção ao que temos de mais importante no planeta, que é a água”, afirma o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Filho.

Adeilson de Carvalho, prefeito de Francisco Macedo, um dos municípios beneficiados com a ação, avalia os impactos positivos das obras para o semiárido piauiense. “É um projeto fantástico para os municípios desta região que têm grande dificuldade na questão de água. Sem dúvidas, essa iniciativa da Codevasf  mudará positivamente a realidade do homem do campo, dos criadores de animais”, afirma o gestor.

Congresso de Cidades 02Ainda no estande da Companhia, aberto ao público durante os três dias de evento, os prefeitos têm a oportunidade de conferir o andamento dos convênios da empresa pública federal com as prefeituras, bem como visualizar maquetes de projetos exitosos da Codevasf.

O Congresso das Cidades tem como tema “Transformação Digital na Gestão Pública" e reúne prefeitos (as), gestores municipais e estaduais, primeiras-damas, vice-prefeitos de todo o Piauí. O evento vai até quarta-feira (07), no Teresina Shopping, zona lesta da capital piauiense.