Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Codevasf autoriza ações para proteção de nascentes em Goiás durante Expoana 2023
conteúdo

Notícias

Codevasf autoriza ações para proteção de nascentes em Goiás durante Expoana 2023

publicado: 04/05/2023 12h08, última modificação: 04/05/2023 12h08

Assinatura de contrato Expoana 2023A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou, nessa quarta-feira (03), contrato para cercamento de nascentes da sub-bacia do rio das Almas e afluentes goianos do rio Maranhão, pertencentes à bacia hidrográfica do rio Tocantis. A assinatura ocorreu durante a 64ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana 2023) – evento apoiado pela Codevasf que segue até o próximo dia 6 de maio, no Parque de Exposições de Anápolis.

Pelo instrumento, serão executados aproximadamente 43 mil metros de cerca nos municípios de Goianésia, Petrolina de Goiás e Vila Propícia (GO), protegendo mais de 40 nascentes. Neste ano, ainda há previsão de iniciar ações para proteção de nascentes nas bacias dos rios Meia Ponte e Corumbá/Paranaíba. Essa ação, aliada a outras atividades, como implantação de barraginhas e terraços, contribui para a preservação e conservação dos recursos hídricos, aumentando a quantidade de água nos mananciais.

Para o superintendente regional da Codevasf em Goiás, Abelardo Vaz, a atuação da empresa tem contribuído para o desenvolvimento do estado. “A Companhia vem contribuindo imensamente, seja no apoio à infraestrutura para escoamento de produção, com construção de pontes, no incentivo aos produtores rurais, com doação de máquinas e equipamentos para associações de produtores, seja na preservação e recuperação do meio ambiente, com implantação de cercamento de nascentes e construção de barragens”, explicou.

Estande Codevasf Expoana 2023O diretor da Área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf, José Vivaldo Souza, que esteve presente no evento, destacou a importância do trabalho da empresa em sua área de atuação. “É importante a nossa participação nesse evento pela capacidade de integração da Codevasf com as agendas que estão aqui expostas. Tem também esse trabalho que viemos anunciar de recuperação de áreas degradadas e proteção de nascentes, que é estratégico para a agricultura. A presença da nossa superintendência reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento do estado de Goiás”, pontuou.

Expoana 2023 

A 64ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana 2023) conta com uma programação diversa, incluindo feira gastronômica, exposições e oportunidades de negócios para a agricultura e a pecuária, além de shows e parque de diversões para as crianças.

A Codevasf está presente no evento com um estande institucional. No local, os visitantes poderão conhecer mais sobre o trabalho realizado pela Companhia, que atua no estado de Goiás por meio da 9ª Superintendência Regional com sede na capital Goiânia.