Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Unidade de extração de mel fortalece produção em município do Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Unidade de extração de mel fortalece produção em município do Médio São Francisco baiano

publicado: 03/03/2022 08h40, última modificação: 01/11/2022 13h59

Unidade de melA unidade de extração de mel implantada pela Codevasf nas comunidades rurais de Caibros e Morro de Dentro, no município de Paratinga — Médio São Francisco baiano — extraiu 26 toneladas do produto em 2021. A produção corresponde a aproximadamente R$ 350 mil em valor bruto de produção. A expectativa para 2022 é de que sejam extraídas mais de 45 toneladas, com valor de produção superior a R$ 600 mil.

"A unidade chega a extrair 800 quilos de mel por dia. A produtividade média anual na região é de 40 quilos de mel por colmeia. Há casos de colmeias que chegam a produzir quase 100 quilos por ano", explica Selvino dos Santos, apicultor e presidente da associação comunitária. As condições ambientais locais permitem a produção de mel com qualidade e sem contaminantes.

Atualmente 58 apicultores são atendidos pela unidade. De acordo com informações da associação comunitária local, mais pessoas estão interessadas na atividade, principalmente jovens, que veem a apicultura como uma ocupação atrativa e capaz de gerar renda e de contribuir para a conservação ambiental. Além de implantar a unidade de extração de mel, a Codevasf forneceu equipamentos necessários a sua operação e forneceu kits familiares para os apicultores, o que permitiu o aperfeiçoamento e a ampliação da atividade apícola na região.

O jovem apicultor Welington dos Santos, da comunidade de Caibros, avalia que a apicultura tem contribuído para a redução do êxodo rural. "Muitos jovens da nossa comunidade que saíam para grandes cidades, como São Paulo, em busca de emprego, estão vendo que é possível ter uma boa renda com a apicultura aqui na comunidade onde vivem, sem necessidade de se afastarem de suas famílias", afirma.