Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Obras da primeira etapa da Adutora da Fé, no oeste baiano, estão em andamento
conteúdo

Notícias

Obras da primeira etapa da Adutora da Fé, no oeste baiano, estão em andamento

publicado: 23/11/2022 13h21, última modificação: 19/12/2022 18h59

Obra da Adutora da FéA Codevasf deu início às obras da primeira etapa da Adutora da Fé, no município de Bom Jesus da Lapa (BA). A conclusão do empreendimento está prevista para 2024. O investimento do governo federal nessa etapa é de R$ 40 milhões.

Nessa fase, o projeto contempla uma Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), interligada a uma Estação de Tratamento de Água (ETA) pré-fabricada por meio de adutora de água bruta, e uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), que abastece Bom Jesus da Lapa. Cerca de 70 mil pessoas devem ser beneficiadas no município.

Atualmente, estão sendo finalizadas movimentações de terra para atingimento das cotas de terreno das unidades que comporão a Estação de Tratamento de Água (ETA).

Estacas, blocos e vigas do sistema de fundações da cabine de medição já foram implantadas. O próximo passo é o escavamento das estacas da unidade de tratamento de resíduos e da casa de química e concretagem da estrutura da cabine de medição, com vigas e pilares, entre outros componentes.

A ordem de serviço para o início das obras da primeira etapa da Adutora da Fé foi assinada no último mês de setembro. O empreendimento atenderá, em sua totalidade, aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã. A expectativa é de que, em 2040, a adutora beneficie cerca de 140 mil pessoas. O investimento total nessa ação será de cerca de R$ 154 milhões.