Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf capacita jovens do sertão pernambucano em beneficiamento e aproveitamento de pescado
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita jovens do sertão pernambucano em beneficiamento e aproveitamento de pescado

publicado: 04/04/2022 13h18, última modificação: 01/11/2022 13h59

P AmanhãUm grupo de 21 jovens do município de Belém do São Francisco, no sertão pernambucano, foi capacitado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área de beneficiamento e aproveitamento de pescado. A ação faz parte das ações do Projeto Amanhã, promovido pela empresa.

As aulas envolveram desde teorias de boas práticas de fabricação até o processamento do pescado para preparação de pratos congelados, além do preparo de salsicha de peixe e salgadinhos, como coxinha, kibe e empadas e do beneficiamento de pescado por meio da defumação.

Keylane Mayara da Silva foi uma das jovens participantes do treinamento. Sobrinha de pescadores, ela pretende ajudá-los no beneficiamento do pescado para melhor aproveitamento do produto. "Para falar a verdade, eu não sabia aproveitar o resto do peixe e os tipos de corte. Quando apareceu essa oportunidade, eu aproveitei. Valeu muito a pena. Por enquanto eu vou usar o que aprendi nessa capacitação na minha casa, mas espero que em breve eu possa fazer uma renda extra", planeja.

Projeto Amanhã

O Projeto Amanhã é uma iniciativa da Codevasf com grande alcance, principalmente nas comunidades rurais da área de atuação da empresa. Sua finalidade é fomentar a organização e a capacitação dos jovens locais, de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, além de promover qualificação e preparação para o primeiro emprego. Dessa forma, os jovens atuam com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.