Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf apresenta ações na área da agricultura irrigada em seminário na Angola
conteúdo

Notícias

Codevasf apresenta ações na área da agricultura irrigada em seminário na Angola

publicado: 29/04/2022 10h51, última modificação: 01/11/2022 13h59

Seminário AngolaA atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área da agricultura irrigada foi apresentada no Seminário Angola-Brasil realizado em Luanda, capital da Angola, na última quinta-feira (28). O tema do evento foi “Desenvolvimento de Regiões Irrigadas e Políticas de Apoio à Agricultura Familiar”.

A apresentação da empresa foi feita pelo gerente de Irrigação da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Luiz Manoel de Santana, e pelo gerente de Irrigação da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE), José Costa Barros. Eles apresentaram como a Codevasf atua no âmbito das ações de desenvolvimento do vale do São Francisco, abordando as particularidades das entidades gestoras dos Projetos Públicos de Irrigação (PPIs), destacando os modelos de gestão dos projetos irrigados Nilo Coelho (DINC), em Petrolina, e Mandacaru (Dimand), em Juazeiro.

O evento também contou com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O gerente executivo do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado de Mandacaru (Dimand), Manoel Matias, também participou do seminário.

Angolanos no Brasil

No final de 2021, uma comitiva formada por representantes do governo angolano visitou o vale do São Francisco para conhecer as peculiaridades dos Projetos Públicos de Irrigação geridos pela Codevasf no polo Petrolina/Juazeiro.

Entre os objetivos da visita estava o de conhecer as experiências brasileiras na área de irrigação pública em regiões semiáridas, principalmente voltadas para os produtores familiares, visando adaptar os resultados positivos a um grande projeto do governo angolano.