Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Codevasf apoia setores produtivos do Amapá com máquinas e equipamentos
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia setores produtivos do Amapá com máquinas e equipamentos

publicado: 05/12/2022 11h00, última modificação: 19/12/2022 18h30

Entrega de máquinas no APA Codevasf investiu R$ 3,3 milhões na doação de caminhões, kits de beneficiamento de açaí e outros itens de suporte a setores produtivos do Amapá, no mês de novembro. Por meio do programa de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), a Empresa tem repassado máquinas, equipamentos e insumos para prefeituras, associações de produtores e cooperativas, para estruturar atividades produtivas no estado. Os recursos investidos no último mês são oriundos do Orçamento Geral da União e foram destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

“Por meio do apoio aos Arranjos Produtivos Locais, a Codevasf contribui na estruturação dos setores produtivos do estado, investindo em ações que estimulam vocações naturais com foco na agricultura familiar”, explica Hilton Cardoso, superintendente da Codevasf no Amapá.

A maior parte dos materiais foi repassada a prefeituras municipais. Entre as atendidas estão a de Cutias do Araguari, Itaubal do Piririm, Mazagão, Porto Grande e Tartarugalzinho. Foram entregues caminhões leves com carroceria de madeira, com baú frigorífico e basculante; motores de rabeta; ração para peixes; kits de beneficiamento de açaí e outros equipamentos.

Para atendimento a produtores também foram repassados caminhões para a Associação dos Moradores Remanescentes de Quilombolas do Mel da Pedreira (AMORQUIMP) e para a Cooperativa de Pesca, Pecuária e Extrativismo do Sul do Amapá (COOPVITÓRIA).

Os equipamentos promovem desenvolvimento, aumentam a qualidade de vida e geram trabalho e renda para os produtores. A COOPVITÓRIA, recebeu um caminhão frigorífico que atenderá cerca de 100 famílias da zona rural do município de Vitória do Jari. O veículo permitirá a ampliação da produção.

“O equipamento vai proporcionar armazenagem e aumento do escoamento de peixes, açaí e outros itens. Antes, tínhamos muitas dificuldades para transportar os produtos. Com esse veículo, estamos começando a estruturar melhor nossas atividades”, explica o presidente da cooperativa, Izaelson da Silva Lavrador.

A AMORQUIMP foi atendida com um caminhão com carroceria de madeira. O veículo fortalecerá a estrutura da entidade para transporte de insumos e escoamento da produção.