Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Casa de farinha móvel adquirida pela Codevasf beneficiará quilombolas e produtores familiares em Goiás
conteúdo

Notícias

Casa de farinha móvel adquirida pela Codevasf beneficiará quilombolas e produtores familiares em Goiás

Equipamento foi repassado à prefeitura de Iaciara e beneficiará 170 famílias quilombolas da localidade Extrema na produção da farinha de mandioca
publicado: 03/02/2022 15h36, última modificação: 01/11/2022 13h59

A prefeitura municipal de Iaciara recebeu da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) uma casa de farinha móvel que será usada por famílias quilombolas e produtores familiares da localidade Extrema e demais áreas do município de Iaciara (GO) na produção da farinha de mandioca, produto responsável pelo sustento de famílias tradicionais locais. O equipamento foi adquirido com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento.

casa-de-farinha-GO.jpegDe acordo com o superintendente regional da Codevasf em Goiás, Abelardo Vaz Filho, a Companhia tem atuado para modernizar e aperfeiçoar atividades de cultura e extrativismo no nordeste goiano, com foco na qualidade de vida das famílias. "Na região de Extrema e Iaciara vivem famílias quilombolas que buscam na mandioca sua principal fonte de renda. A Codevasf tem incentivado o beneficiamento da mandioca através da doação das fábricas móveis de farinha, para garantir aumento de produção e renda para essa população", destaca.

Segundo a quilombola Madalena Rocha, o equipamento vai aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida das famílias. "São várias famílias de quilombolas e pequenos produtores da região de Extrema que vivem dessa atividade. Com a casa de farinha vamos poder produzir com mais facilidade e em maior quantidade", avalia.