Notícias
Casa de farinha móvel adquirida pela Codevasf beneficiará quilombolas e produtores familiares em Goiás
A prefeitura municipal de Iaciara recebeu da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) uma casa de farinha móvel que será usada por famílias quilombolas e produtores familiares da localidade Extrema e demais áreas do município de Iaciara (GO) na produção da farinha de mandioca, produto responsável pelo sustento de famílias tradicionais locais. O equipamento foi adquirido com recursos de emenda parlamentar ao Orçamento.
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Goiás, Abelardo Vaz Filho, a Companhia tem atuado para modernizar e aperfeiçoar atividades de cultura e extrativismo no nordeste goiano, com foco na qualidade de vida das famílias. "Na região de Extrema e Iaciara vivem famílias quilombolas que buscam na mandioca sua principal fonte de renda. A Codevasf tem incentivado o beneficiamento da mandioca através da doação das fábricas móveis de farinha, para garantir aumento de produção e renda para essa população", destaca.
Segundo a quilombola Madalena Rocha, o equipamento vai aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida das famílias. "São várias famílias de quilombolas e pequenos produtores da região de Extrema que vivem dessa atividade. Com a casa de farinha vamos poder produzir com mais facilidade e em maior quantidade", avalia.