Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Governo Federal entrega caminhões a associações de produtores durante Fórum da Rota Fruticultura, em Brasília
conteúdo

Notícias

Governo Federal entrega caminhões a associações de produtores durante Fórum da Rota Fruticultura, em Brasília

publicado: 19/09/2021 09h38, última modificação: 01/11/2022 14h44

O Governo Federal realizou neste sábado (18), por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Codevasf, a entrega de três caminhões a produtores rurais do Distrito Federal. Os veículos são parte de um conjunto de máquinas e equipamentos que servirão a ações associadas à Rota da Fruticultura e a outras iniciativas de apoio a atividades produtivas — os investimentos somam R$ 10,5 milhões.

Fórum da Rota da FruticulturaA entrega dos veículos ocorreu durante o Fórum da Rota da Fruticultura da Ride-DF, em Brasília, que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro; do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; dos ministros Paulo Guedes (Economia), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Bruno Bianco (AGU); do presidente da Caixa, Pedro Guimarães; e da deputada federal Bia Kicis, entre outras autoridades. O Fórum reuniu membros de associações e cooperativas de produtores da região.

“A fruticultura tem se desenvolvido no Brasil com grande mercado consumidor da produção. Essa iniciativa das rotas é muito bem vinda. Nossa economia não pode e não vai parar”, declarou o presidente Jair Bolsonaro durante o evento. As instituições beneficiadas com caminhões durante o Fórum foram a Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado (Agroorgânica), a Associação dos Produtores Rurais Novo Horizonte Betinho (Aspronte) e a Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília (Cooperorg), todas do Distrito Federal.

“A entrega de equipamentos pela Codevasf busca apoiar os produtores em atividades de cultivo, de beneficiamento e de escoamento da produção, para que profissionalizem e fortaleçam as diferentes etapas do seu trabalho”, afirma o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Fórum da Rota da Fruticultura, em BrasíliaO evento deste sábado marcou a conclusão da primeira etapa de ações da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Ride-DF), durante a qual ocorreram eventos de mobilização, viagens de intercâmbio a polos frutícolas do país e ações de levantamento de demandas da cadeia frutícola. O Fórum foi realizado pela Codevasf, com apoio do MDR, e integra a programação da Expoabra 2021. “Essa região congrega mais de 27 mil produtores que tiram seu sustento na produção rural. Cada vez mais, Brasília vai se firmando como um polo produtor de frutas de qualidade”, afirmou o ministro Rogério Marinho.

Os objetivos da Rota incluem: fomentar a geração de emprego e renda por meio do aumento da produção de frutas, promover a diversificação de culturas, capacitar técnicos e produtores para atuação na cadeia produtiva e estimular a inovação tecnológica em fruticultura. No contexto da Rota da Fruticultura da Ride-DF, R$ 24 milhões provenientes de emenda de bancada do Distrito Federal no Congresso deverão ser investidos em ações de inovação, pesquisa e fomento para que sejam implantadas na região culturas vermelhas adaptadas ao Cerrado, como amora, framboesa e mirtilo — os trabalhos serão realizados por meio de parceria entre MDR, Codevasf e Embrapa.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional.