Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf lança 270 mil alevinos em janeiro no estado de Sergipe
conteúdo

Notícias

Codevasf lança 270 mil alevinos em janeiro no estado de Sergipe

publicado: 01/02/2021 18h49, última modificação: 01/11/2022 14h44

Em janeiro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou ações de recomposição da fauna pesqueira em quatro municípios de Sergipe inseridos na bacia do rio São Francisco. Os peixamentos contemplaram os municípios de Neópolis, Santana do São Francisco, Ilha das Flores e Nossa Senhora da Glória, onde foram soltos 270 mil alevinos de curimatã.

Codevasf lança 270 mil alevinos em janeiro no estado de Sergipe 2.jpegNos municípios ribeirinhos (Neópolis, Santana do São Francisco e Ilha das Flores), os peixamentos integram os tradicionais festejos de Bom Jesus dos Navegantes, comemorados durante o mês de janeiro na região do Baixo São Francisco. Devido às restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, parte das celebrações tiveram de ser canceladas, mas a Codevasf manteve as ações ambientais.

Em Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão de Sergipe, os alevinos foram lançados em barragens públicas. A ação contribui para a segurança alimentar da população que reside nas comunidades beneficiadas, com ganho especialmente durante os períodos de seca, quando é mais difícil garantir o sustento por meio da atividade agrícola.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, afirma que os peixamentos realizados pela Codevasf geram um impacto positivo importante para o estado. “São milhares de pessoas beneficiadas com essas ações, que garantem fonte de renda e alimento e contribuem para a revitalização do meio ambiente”, declarou.

Os peixamentos em Sergipe são realizados pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade de produção e pesquisa mantida pela 4ª Superintendência Regional da Codevasf na zona rural de Neópolis. A próxima ação de repovoamento ocorre no dia 7 de fevereiro, em Ilha das Flores, onde serão lançados mais 50 mil alevinos de curimatã. Este peixamento encerra a programação anual dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes na região.