Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf investe na instalação de unidade de beneficiamento do caju em Cícero Dantas, no agreste baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf investe na instalação de unidade de beneficiamento do caju em Cícero Dantas, no agreste baiano

publicado: 19/02/2021 11h05, última modificação: 01/11/2022 14h44

CajuA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai implantar uma unidade de beneficiamento do caju no município de Cícero Dantas, no agreste baiano. A obra será realizada no distrito de São João da Fortaleza e tem o objetivo de ampliar o aproveitamento do produto, que atualmente se restringe à castanha. Cerca de 500 famílias da comunidade e cidades vizinhas devem ser beneficiadas direta e indiretamente com o empreendimento.

O investimento do governo federal, por meio da Companhia, é da ordem de R$ 223,9 mil, oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União, e representa a primeira etapa do empreendimento. Após a conclusão da obra, com prazo de 180 dias, a unidade será equipada e os produtores serão capacitados para atuação no negócio voltado para o desenvolvimento sustentável local e geração de emprego e renda para a comunidade.

O chefe da 6ª Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT) da Codevasf em Juazeiro (BA), Everaldo de Andrade, conta que a comunidade foi ouvida durante todo o planejamento do projeto. “Conversando com eles, identificamos que queriam produzir a cajuína a partir do pseudofruto do caju, que é a parte carnosa”, afirma. Ele também explicou que não se trata do produto gaseificado que costuma ser encontrado nos supermercados. “A cajuína é considerada por muitos até uma iguaria, e tem um bom nicho de mercado, ainda pouco explorado”, concluiu Andrade.

 Essa será uma unidade pioneira na área de abrangência da 6ª Superintendência da Codevasf em Juazeiro. A Companhia já atua no incremento da cajucultura nos estados do Piauí e do Maranhão. Como a safra do caju coincide com a entressafra de muitas culturas, o resultado da ação é o aumento da geração de renda para a população local.  

Segundo o fundador da Associação Comunitária São João Batista (ASJB), José  Cláudio Almeida Silva, a obra será de grande importância para a comunidade. “A demanda é muito grande. São toneladas e mais toneladas de castanha colhidas por ano e o caju vai para o lixo. Há muito tempo precisávamos de uma estrutura como essa”, explica.  A unidade de beneficiamento de caju de Cícero Dantas deve ser entregue ainda neste ano.