Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf inicia ações de recuperação e conservação nas sub-bacias dos rios Verde e Jacaré
conteúdo

Notícias

Codevasf inicia ações de recuperação e conservação nas sub-bacias dos rios Verde e Jacaré

publicado: 03/11/2021 12h15, última modificação: 01/11/2022 14h44

A Codevasf deu início a obras e serviços de recuperação e conservação nas sub-bacias hidrográficas dos rios Verde e Jacaré, no Médio São Francisco baiano. As ações de revitalização representam investimento de aproximadamente R$ 1,85 milhão. A região beneficiada integra a área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

Ações de recuperação e conservação nas sub-bacias dos rios Verde e JacaréOs trabalhos contemplam elaboração de projetos; construção de 449 bacias de captação, acumulação e infiltração de águas pluviais (conhecidas como barraginhas); implantação de 39 quilômetros de terraços em nível; instalação de 4,3 quilômetros de cercas de proteção em Áreas de Proteção Permanente (APPs); readequação de estradas vicinais; construção de passagens molhadas; plantio de espécies nativas em APPs; atividades de sensibilização e educação ambiental; e capacitação de beneficiários em técnicas de conservação de água e solo.

“A Codevasf executou recentemente, de forma exitosa, ações para recuperação e conservação de nascentes e outros corpos hídricos em Barreiras, Correntina, Igaporã, Jacaraci, Mansidão e Santana e, agora em 2021, iniciou as ações ambientais na região de Irecê, que beneficiarão inicialmente os municípios de Barra do Mendes, Ibipeba, Gentio do Ouro, Barro Alto, Ipupiara, Brotas de Macaúbas e Souto Soares”, explica o superintendente regional da Codevasf, Harley Xavier.

Os municípios celebraram recentemente acordos de cooperação técnica com a Codevasf, com o objetivo de promover ações de revitalização hidroambiental. Os acordos também preveem intercâmbio de conhecimentos. “A demanda pelas ações hidroambientais é antiga na região. Os primeiros passos, dos muitos necessários, estão sendo dados”, avalia Luiz Alberto Souza, chefe do Escritório da Codevasf em Irecê (BA).

Seminários

No âmbito das ações de revitalização, a Codevasf realiza seminários de sensibilização e mobilização. Os eventos buscam promover diálogo sobre ações de revitalização e identificar novas demandas. Esses seminários reúnem representantes de comitês de bacia, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e sociedade civil.

“Os trabalhos de sensibilização e educação ambiental estão sendo fundamentais para a mudança cultural das pessoas, uma vez que muitos geram passivos ambientais em seus imóveis por falta de informações e conhecimento”, afirma Edson Marques Júnior, gerente regional de revitalização da Codevasf. A difusão das tecnologias que estão sendo utilizadas nas ações permite que entidades parceiras e população beneficiária também executem ações de diminuição de passivos ambientais.