Notícias
Codevasf capacita beneficiários para uso de patrulhas mecanizadas entregues pela empresa em Alagoas
A 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Alagoas, deu início à agenda de capacitação de municípios beneficiados com equipamentos entregues pela empresa. Serão capacitados os beneficiários / operadores das micropatrulhas mecanizadas repassadas aos municípios de Penedo, Viçosa, Piaçabuçu, Piranhas, Estrela de Alagoas, Junqueiro e Pão de Açúcar. O objetivo é dar instruções técnicas para o correto manuseio do maquinário.
A ação consiste em orientar os usuários de acordo com as normas técnicas de cada item repassado, orçado em R$ 64,5 mil – adquiridos com recursos federais oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.
A patrulha mecanizada é composta por microtrator, enxada rotativa, encanteirador, carreta agrícola tracionada, roçadeira frontal, pulverizador/atomizador de 400 litros e plantadeira de grãos de duas linhas.
Os equipamentos vão dinamizar a produção agropecuária da região com a diversificação das atividades rurais, do melhoramento das culturas agrícolas com projetos de recuperação e correção de solos, gerando emprego, renda e qualidade de vida dos produtores.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira, fala da importância da ação. “A empresa vê a estratégia de implementar a mecanização agrícola nesses municípios como possibilidade de aumento da produtividade nas regiões, especialmente quando se trata de agricultura familiar, bem como às técnicas de uso racional do solo”, explica.
O beneficiamento de comunidades rurais, por meio de equipamentos agrícolas, visa não apenas a geração de renda local, mas o estimulo às atividades estratégicas que contribuem com desenvolvimento regional.
O analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Kyrankeneth de Oliveira Pereira, da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial - responsável pela capacitação ao lado do analista Márcio Cruz Azevedo -, ressalta que a orientação também será para profissionais/estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). "Iremos promover laboratório de campo onde utilizaremos a patrulha mecanizada na prática ", conclui.