Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf capacita beneficiários para uso de patrulhas mecanizadas entregues pela empresa em Alagoas
conteúdo

Notícias

Codevasf capacita beneficiários para uso de patrulhas mecanizadas entregues pela empresa em Alagoas

publicado: 08/12/2021 10h00, última modificação: 08/12/2021 10h55
Capacitação operadores alagoanosA Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas deu início à agenda de capacitação de municípios alagoanos beneficiados com equipamentos entregues pela empresa. Serão capacitados os beneficiários / operadores das micropatrulhas mecanizadas repassadas aos municípios de  Penedo, Viçosa, Piaçabuçu, Piranhas, Estrela de Alagoas, Junqueiro e Pão de Açúcar. O objetivo é dar instruções técnicas para o correto manuseio do maquinário.  

A ação consiste em orientar os usuários de acordo com as normas técnicas de cada item repassado, orçado em R$ 64,5 mil – adquiridos com recursos federais oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar. 

A patrulha mecanizada é composta por microtrator, enxada rotativa, encanteirador, carreta agrícola tracionada, roçadeira frontal, pulverizador/atomizador de 400 litros e plantadeira de grãos de duas linhas.

Os equipamentos irão dinamizar a produção agropecuária da região com a diversificação das atividades rurais, do melhoramento das culturas agrícolas com projetos de recuperação e correção de solos, gerando emprego, renda e qualidade de vida dos produtores. 

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira, fala da importância da ação. “A empresa vê a estratégia de implementar a mecanização agrícola nesses municípios como possibilidade de aumento da produtividade nas regiões, especialmente quando se trata de agricultura familiar, bem como às técnicas de uso racional do solo”, explica. 

O beneficiamento de comunidades rurais, por meio de equipamentos agrícolas, visa não apenas a geração de renda local, mas o estimulo às atividades estratégicas que contribuem com desenvolvimento regional. 

O analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf,  Kyrankeneth de Oliveira Pereira, da Unidade de Desenvolvimento Territorial (5 GRR/UDT) - responsável pela capacitação ao lado do analista Márcio Cruz Azevedo, ressalta que a orientação também será para profissionais/estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). "Iremos promover laboratório de campo onde utilizaremos a patrulha mecanizada na prática ", conclui.