Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > Codevasf adota energia fotovoltaica em sua superintendência em Bom Jesus da Lapa (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf adota energia fotovoltaica em sua superintendência em Bom Jesus da Lapa (BA)

publicado: 02/08/2021 16h21, última modificação: 01/11/2022 14h44

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) implantou um sistema de geração de energia fotovoltaica na sede de sua 2ª Superintendência Regional, em Bom Jesus da Lapa (BA). O objetivo da iniciativa é produzir energia suficiente para atender as demandas da Superintendência e, assim, economizar recursos do Governo Federal.

Codevasf adota energia fotovoltaica em sua superintendência em Bom Jesus da Lapa (BA).jpg“O serviço público precisa estar cada vez mais alinhado com questões ambientais e com as necessidades de economia de energia e de otimização de gastos. A Codevasf tem esses compromissos e essa ação é um exemplo disso, pois promove, com inovação, economia e sustentabilidade”, afirma Harley Xavier, superintendente regional da Codevasf na região.

O sistema conta com duas usinas independentes, cada qual com um inversor e um autotransformador. Os inversores ficam armazenados em um abrigo com aparelhos de ar-condicionado. Uma das usinas possui módulos instalados no telhado do galpão da superintendência e a outra possui módulos que formam um estacionamento coberto (carport). A instalação das estruturas que compõem o sistema preservaram as árvores existentes no local.

De acordo com Anderson Machado, técnico da Codevasf e fiscal da ação, a medida também representa uma contribuição ao país. “[A medida ajuda] a poupar água dos reservatórios das hidrelétricas e contribui para aumento da estabilidade e da confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, avalia.

Superintendência

A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA) coordena as ações de desenvolvimento empreendidas pela Companhia em 215 municípios baianos localizados no Médio São Francisco e nas bacias hidrográficas dos rios Paraguaçu, Pardo, Jequitinhonha e Mucuri, entre outras bacias do estado. Os projetos de desenvolvimento da Empresa ocorrem em áreas como agricultura irrigada, revitalização do meio ambiente, arranjos produtivos locais e infraestrutura hídrica.