Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Técnicos da Codevasf visitam projetos irrigados no Tocantins para traçar ações da empresa no desenvolvimento do setor
conteúdo

Notícias

Técnicos da Codevasf visitam projetos irrigados no Tocantins para traçar ações da empresa no desenvolvimento do setor

publicado: 05/02/2020 12h50, última modificação: 01/11/2022 14h41

Canal TocantinsTécnicos da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizam, até a próxima sexta-feira (07), visita técnica a Projetos Públicos de Irrigação no estado do Tocantins. A equipe irá percorrer os projetos de fruticultura irrigada São João, Rio Formoso e Manuel Alves. Além de conhecer de perto as áreas irrigadas, a comitiva se reuniu com o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e representantes do governo estadual para apresentar a empresa e discutir futuras ações no âmbito da agricultura irrigada no estado, tendo em vista a inclusão da região hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia na área de atuação da Companhia.

A equipe técnica da Codevasf está sendo liderada pelo diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Luis Napoleão Casado Arnaud Neto. “Queremos nos interar sobre os projetos de irrigação do Tocantins, atendendo a uma solicitação do governo do estado e de lideranças políticas. Precisamos conhecer melhor a região para nos posicionarmos como empresa de desenvolvimento regional, dando nossa contribuição no tocante à agricultura irrigada, a exemplo do que a Codevasf realiza no vale do São Francisco, onde a Companhia tem papel preponderante no crescimento do setor”, explica Napoleão Casado.

A agenda de visitas teve início na terça-feira (04). O grupo conheceu o projeto de fruticultura irrigada São João, em Porto Nacional, a cerca de 30 km de Palmas. É um projeto-piloto de irrigação com uma área de 5,1 mil hectares voltado para plantio de várias culturas, dentre elas coco, açaí, dendê, melão, melancia, banana, abacaxi e diversidade de hortaliças.

Na quarta-feira (05), a comitiva da Codevasf visita o projeto Rio Formoso, no município de Formoso do Araguaia, a 280 km da capital. É considerado o maior projeto de irrigação do Tocantins, com área aproximada de 28 mil hectares, responsável pela produção de arroz irrigado, soja para semente e melancia tanto para abastecimento do mercado nacional como internacional.

Encerrando a programação de visitas, na quinta-feira (06), os técnicos da Codevasf irão conhecer de perto o projeto Manuel Alves, localizado entre os municípios de Porto Alegre do Tocantins e Dianópolis, a cerca de 320 km de Palmas. O projeto produz atualmente cerca de 850 toneladas de frutas por mês, sendo a banana com maior produção, seguida da manga, abacaxi, coco, maracujá, abóbora, melancia e limão. No projeto, são destinados 1,9 mil hectares para a agricultura familiar e 1,8 mil ha para agricultura empresarial.

Reuniao TocantinsAntes de percorrerem os projetos, os representantes da Codevasf reuniram-se com o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, para apresentação dos projetos de irrigação do estado e os potenciais hidrográficos espalhados por toda sua área geográfica. Além da equipe do governo, o encontro contou com a participação do senador Eduardo Gomes. Na oportunidade, Napoleão Casado e técnicos da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Companhia fizeram uma apresentação institucional da empresa.

 Codevasf no Tocantins

 O escritório da Codevasf no estado de Tocantins vai ser inaugurado no primeiro trimestre de 2020. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, durante cerimônia realizada no Palácio Araguaia, em Palmas, no final de 2019. A abertura do escritório é um compromisso do governo federal com o Tocantins e vai acelerar as ações da Codevasf no estado. A região hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia foi incluída na área de atuação da Codevasf por meio da Lei nº 13.702, de 6 de agosto de 2018.

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Na sua área de atuação, a Companhia promove ações de revitalização de bacias, implantação de projetos públicos de irrigação e infraestrutura hídrica, entre outras atividades.

Atualmente, a área de atuação da empresa abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal. Isso corresponde a 1.641 municípios nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas de Alagoas, Maranhão e Sergipe.

Foto: Frederick Borges/Governo do Tocantins

Com informações:

www.seinf.to.gov.br

www.seagro.to.gov.br

www.portal.to.gov.br