Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 acontece em Mossoró (RN) com apoio da Codevasf
conteúdo

Notícias

Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 acontece em Mossoró (RN) com apoio da Codevasf

publicado: 02/12/2020 10h59, última modificação: 01/11/2022 14h41

Mossoró - Fórum SemiáridoDe 3 a 5 de dezembro, a cidade de Mossoró (RN) irá sediar o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O evento irá reunir diferentes agentes, públicos e privados, interessados em desenvolver ações de fomento a investimentos multisetoriais em empreendimentos que definirão um amplo programa de desenvolvimento econômico e social do Semiárido nordestino, envolvendo 13 eixos temáticos. O evento acontecerá no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O Fórum é uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido e realização do Instituto Sagres.

Durante os dias do evento, serão debatidos e discutidos os seguintes eixos temáticos: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercado, Relações Exteriores (comércio), Recursos Minerais, Segurança - Jurídica e Fundiária, Educação – Capacitação, Turismo, Transporte e Logística, Novas tecnologias e Inovação, Comunicação - TI e Meio Ambiente.

Os debates e as apresentações de propostas irão subsidiar a atualização do Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS), que tem como objetivo aproveitar as possibilidades econômicas da região e alcançar as metas socioeconômicas, hídricas e ambientais, por meio de ações e processos que envolvem a participação da sociedade, sobretudo aquela inserida na área de abrangência do Plano.

Dentro do processo metodológico estruturado para o evento, foi disponibilizado um fórum virtual com grupos de discussão e de proposição de livre participação. Usando a ferramenta, as pessoas poderão debater os temas prioritários e até propor projetos ou políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento do Semiárido. O material reunido será consolidado e apresentado à plenária. Ao final das discussões, será elaborado um documento final para que a Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido possa trabalhar na tramitação, no Congresso Nacional, de um Projeto de Lei indicando novas condições para o desenvolvimento da região.

Além do Fórum, será organizada uma Feira de Exposição aberta ao público, seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia da Covid-19. No espaço, haverá apresentação de tecnologias de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos, produção eólica e solar, produção agrícola em ambiente protegido, dessalinização, serviços e produtos ligados ao desenvolvimento do semiárido e shows culturais.

Acesse a programação completa: https://www.semiaridobrasil.com.br/

SERVIÇO:

Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020
DATA: 3 a 5 de dezembro
LOCAL: Teatro Municipal Dix-Huit Rosado Maia e Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) – Mossoró (RN)