Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf investe na mecanização da agricultura familiar em municípios do Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf investe na mecanização da agricultura familiar em municípios do Piauí

publicado: 25/06/2020 14h59, última modificação: 29/06/2020 17h03

Cerca de 2,5 mil agricultores familiares de municípios piauienses foram beneficiadas com o acesso a patrulhas agrícolas repassadas nesta quinta-feira (25) pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A entrega dos equipamentos foi realizada pela 7ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Teresina. Os investimentos da Companhia na mecanização agrícola em municípios piauenses foram realizados por meio de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 1,5 milhão.

Codevasf investe na mecanização da agricultura familiar em municípios do Piauí 2.jpeg

“Esse é um trabalho de grande importância, realizado em parceria com os parlamentares que investem recursos das emendas para a melhoria da renda e qualidade de vida dos cidadãos. Ações como essa trazem grandes benefícios para as comunidades atendidas e fazem parte da nossa missão de levar o desenvolvimento regional para as regiões onde atuamos”, salienta Fábio Miranda, diretor de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf.

As patrulhas mecanizadas são compostas por um trator de 75 CVs, 4 x 4, e implementos como grades aradoras, carretas tanques e carretas agrícolas de madeira. Os equipamentos devem ser utilizados nas etapas de preparação da terra, transporte da produção agrícola para os pontos de comercialização e transporte de cargas e insumos. Já as carretas tanques deverão possibilitar o trabalho de coleta, armazenamento e fornecimento de água às famílias nos períodos de secas, comum na maioria das regiões atendidas.

“O equipamento também possibilitará a irrigação de lavouras perenes, como é o caso da cajucultura, importante atividade no interior do Piauí, mas que nos períodos de estiagem muitas vezes exige que os agricultores forneçam água diretamente às plantas”, ressaltou analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf Evandro Lima, que acompanha o repasse das patrulhas mecanizadas.

Segundo o analista da Codevasf, concluída a etapa de entrega dos bens, a Companhia fará uma visita de fiscalização e orientação em cada localidade, verificando o nível de organização das comunidades e o uso efetivo dos bens.

Codevasf investe na mecanização da agricultura familiar em municípios do PiauíAo todo, treze organizações de agricultores familiares do Piauí foram beneficiadas com o acesso à mecanização agrícola: Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Assentamento 17 de Abril (Atra -17), de Teresina; Instituto Cultural dos Vaqueiros Piauienses, de Campo Maior (PI); Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Almessegas, em Pau d'Arco (PI); Associação de Pequenos Produtores de Pau Pombo, em Boa Hora (PI); Associação dos Agricultores do Assentamento Renascer, em Cabeceiras (PI); Associação dos Vaqueiros da Fazenda Bom Jardim, em Rio Grande (PI); Associação dos Vaqueiros de Colônia do Gurguéia, em Colônia do Gurguéia (PI); Associação de Desenvolvimento Comunitário Sustentável do município de Alto Longá, em Alto Longá (PI); Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Angico Torto, em Picos (PI); Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos da Região de Simões, em Simões (PI); Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Sigefredo Pacheco, em Sigefredo Pacheco (PI); Associação Comunitária da Caeira, em Nazária (PI); Associação dos Trabalhadores do Assentamento Josué de Castro, em Buriti dos Lopes (PI).

“Implementar a mecanização agrícola faz parte de uma estratégia da Codevasf para possibilitar o aumento da produtividade nas regiões semiáridas, especialmente quando se trata de agricultura familiar, e viabilizar o acesso à mecanização agrícola, bem como, às técnicas de uso racional do solo por meio dessas tecnologias”, explica Inaldo Guerra, superintendente regional da Codevasf no Piauí.