Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf intensifica entrega de equipamentos para apoio à agricultura familiar no Maranhão
conteúdo

Notícias

Codevasf intensifica entrega de equipamentos para apoio à agricultura familiar no Maranhão

publicado: 23/06/2020 15h05, última modificação: 01/11/2022 14h41

Um levantamento da 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aponta que, somente de abril a junho de 2020, foram assinados mais de 40 termos de doação para a entrega de equipamentos destinados ao apoio à agricultura familiar em 34 municípios maranhenses. Os recursos federais são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar, e ultrapassam R$ 7 milhões.

O objetivo dessas ações é beneficiar sobretudo pequenos agricultores, que não deixaram de ser atendidos mesmo durante esse período de pandemia de Covid-19. “Estamos dando prosseguimento às ações de fortalecimento da cadeia produtiva na zona rural do Maranhão. Continuamos ampliando o acesso a equipamentos que possibilitam a geração de renda para centenas de famílias”, afirma o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga.

Entre os equipamentos doados estão patrulhas agrícolas, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, caminhões com carroceria de madeira, caminhões baú frigorífico, fábricas de gelo, barracas de feira, freezers, barcos com motores de popa e kits de irrigação com caixas e bombas d’água. Tais equipamentos permitirão o escoamento da produção, a escavação de taques de piscicultura, o desenvolvimento da atividade pesqueira, a irrigação de pequenas hortas e a preparação do solo para o plantio de diversas culturas, bem como o acondicionamento e a exposição adequada dos produtos em feiras e mercados municipais.

Outra linha de ação importante engloba a entrega de kits ambientais mediante acordos de cooperação técnica com entidades voltadas à preservação e à recuperação das nascentes dos rios maranhenses.

Gecivaldo de Morais Santos, representante da Associação de Produtores Rurais do Povoado Boa Sorte, no município de Colinas (MA), comemora o recebimento de uma patrulha agrícola mecanizada. “A gente produz de tudo um pouco: arroz, milho, abóbora. Vai melhorar muito com essas máquinas, porque o trabalho vai ficar mais rápido e a produção deve aumentar”, explica.

A Codevasf continua na preparação para entrega de mais equipamentos nas próximas semanas, objetivando amenizar as dificuldades enfrentadas principalmente pela população em condições de maior vulnerabilidade no estado.

Dentre os municípios atendidos nesse período estão: Afonso Cunha, Alcântara, Água Doce do Maranhão, Amarante do Maranhão, Arari, Barra do Corda, Cachoeira Grande, Cedral, Colinas, Codó, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Humberto de Campos, Imperatriz, Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Luís Domingues, Mirador, Miranda do Norte, Morros, Nina Rodrigues, Paraibano, Penalva, Pindaré-Mirim, Peri Mirim, Pinheiro, Ribamar Fiquene, São João dos Patos, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timon e Vitorino Freire.