Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf e Governo do Estado firmam parceria para polo de agricultura irrigada em Tocantins
conteúdo

Notícias

Codevasf e Governo do Estado firmam parceria para polo de agricultura irrigada em Tocantins

publicado: 02/07/2020 14h47, última modificação: 01/11/2022 14h41

Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo de Tocantins pretende levar a expertise de mais de 45 anos da Companhia na área de implantação e gestão de empreendimentos de irrigação para aplicação em projetos públicos no estado. Algumas ações estão sendo discutidas a partir de um banco de projetos apresentadas pelo Governo de Tocantins, como a revitalização da infraestrutura dos empreendimentos públicos de irrigação tocantinense, e devem ser discutidas com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Visita TOA partir da experiência de sucesso da Codevasf na execução de ações da Política Nacional de Irrigação e com a entrada de Tocantins na área de atuação da Companhia por meio da Lei nº 13.702, de 06 de agosto de 2018, o governo estadual solicitou ao Governo Federal uma parceria com a Companhia para revitalização dos projetos públicos do estado.

Segundo o diretor da Área de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado, a ideia é somar esforços ao levar ao estado de Tocantins a experiência exitosa da Companhia na implantação e gestão de empreendimentos de irrigação, atuando em parceria com o Governo do Estado e demais parceiros para aperfeiçoar na região o polo de agricultura irrigada já existente.

“A Codevasf possui mais 45 anos de experiência em empreendimentos de irrigação, contribuindo diretamente para ampliação da agricultura irrigada no Brasil. Assim, a parceria entre a Companhia e o Governo de Tocantins vai somar esforços, ao nos unirmos aos resultados exitosos e à infraestrutura já presente nos projetos de irrigação do estado. Com isso, buscamos impulsionar a produção agrícola irrigada, aumentando a participação do estado no PIB agrícola brasileiro, pois Tocantins é uma região com um imenso potencial logístico, com solos de alta qualidade e agricultores com elevado nível técnico. Vamos aliar toda esse potencial à expertise da Codevasf para o desenvolvimento regional do estado”, afirmou Napoleão Casado.

O potencial agropecuário do estado de Tocantins também é destacado pela secretária de Infraestrutura, Cidades e Habitação de Tocantins (Seinf/TO), Juliana Passarin, pasta ao qual os projetos públicos de irrigação estão vinculados. Para ela, o estado conta com uma grande vocação para a agricultura e a pecuária, com o incremento constante de áreas e de tecnologia no campo. Aliado a isso, ela ainda acrescenta que o Governo do Estado tem investido em ações e projetos que auxiliam na viabilização e no incentivo ao setor produtivo, por meio da recuperação de estradas vicinais e de rodovias para o escoamento de produção.

“Com a vinda da Codevasf para o nosso Estado, temos grandes expectativas quanto ao seu apoio para dinamizar os processos que objetivam a emancipação e a independência dos projetos de irrigação, que são geridos pelos próprios irrigantes. Investimentos na capacitação dos irrigantes, na capacitação do setor público envolvido com o setor de irrigação, na melhoria ou reforma de equipamentos e em estudos para novos projetos fazem parte das metas do nosso setor de irrigação”, explicou a secretária.

As demandas dos projetos de irrigação destacadas pela secretária estadual de Tocantins estão divididas em dois eixos de trabalho, um voltado aos projetos que já operam e estão em produção, como o Projetos São João, Manuel Alves e Formoso, e outro voltado a novos empreendimentos, como os Projetos Chapada da Natividade e Rio Sobrado.

“Nesses projetos, ainda temos a necessidade de investimento em sua reforma e modernização, sejam nas suas estruturas de uso comum, como barragens, canais e estações de bombeamento, ou seja, na implantação de pátios de geração de energia fotovoltaica”, revelou Juliana Passarin.

INÍCIO DAS ATIVIDADES

As atividades para que essa parceria tenha sucesso já tiveram início em fevereiro deste ano com a realização de visitas técnicas aos projetos públicos de irrigação São João, em Porto Nacional (TO), Rio Manuel Alves, entre os municípios de Dianópolis (TO) e Porto Alegre (TO), e Rio Formoso, no município de Formoso do Araguaia (TO).

Visita irrigação TOAs visitas técnicas foram lideradas pelo diretor Napoleão Casado e contou com a participação da equipe técnica da Área de Irrigação da Codevasf, Andréa Sousa, Marco Pedra e Arlete Rocha, acompanhados pela equipe Seinf/TO, liderados pela secretária Juliana Passarin.

Antes das visitas, Napoleão Casado e os técnicos da Codevasf se reuniram com o Governo de Tocantins para uma exposição acerca da expertise da Companhia na implantação e gestão de empreendimentos de irrigação e também sobre o potencial de recursos naturais do estado, em especial o potencial hídrico.

As visitas técnicas foram o primeiro passo para o compartilhamento das experiências. ““Buscamos conhecer o nível tecnológico dos projetos e técnico dos agricultores, além do estado da arte desses projetos públicos de irrigação. Fomos surpreendidos de foma bastante positiva, mas identificamos oportunidades de melhorar essa realidade. Os projetos estão situados numa importante fronteira agrícola do Brasil, conhecida como Matopiba, e possuem mercados estabelecidos e culturas consolidadas”, afirmou Andreá Sousa, gerente de Apoio à Produção da Área de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf.

Como resultado das visitas técnicas, o Governo de Tocantins colocou toda a equipe técnica da Seinf/TO para um trabalho conjunto com a Codevasf. Já foram realizadas reuniões conjuntas com o objetivo de consolidar as demandas por meio de um banco de projetos, que será apresentado pela Codevasf ao MDR, do qual a Companhia é vinculada.