Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Codevasf apoia iniciativa para geração de renda em Pintadas, no semiárido baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf apoia iniciativa para geração de renda em Pintadas, no semiárido baiano

publicado: 05/05/2020 15h55, última modificação: 01/11/2022 14h41
Pintadas

Pintadas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está apoiando a iniciativa da Companhia de Artes Cênicas Rheluz, entidade que reúne cerca de 40 jovens do município de Pintadas, situado na região da bacia hidrográfica do rio Jacuípe, no semiárido baiano. A entidade cultural recebeu da Codevasf máquinas de corte e costura e tecidos para implantação de uma unidade de produção com o objetivo de gerar emprego e renda para associados e comunidades próximas.

PintadasA Codevasf forneceu aos integrantes da Rheluz seis máquinas de costura dos tipos overlock, galoneira, zigue-zague, costura reta, costura doméstica e persponteira, além de uma máquina para forrar botões e outra para corte de tecidos. Também foram entregues uma mesa para corte e 102 m² de tecidos dos tipos tricoline liso, oxford, microfibra, linho e de sacaria alvejado.

O investimento, de cerca de R$ 18 mil, foi realizado com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à Codevasf por emenda parlamentar. A ação foi conduzida pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA).

De acordo com o presidente da Rheluz, o advogado Jailton Trindade de Jesus, as máquinas e os tecidos serão usados por cerca de 20 jovens, homens e mulheres, que participaram recentemente de um curso de corte e costura voltado para a confecção de lingerie e moda praia. “As máquinas chegaram na hora certa e a Codevasf foi muito importante neste momento, pois evitou que houvesse a desmotivação dos participantes do curso. Um técnico [da Codevasf] esteve aqui e nós realizamos uma reunião com todos os associados sobre o assunto, e o resultado foi muito positivo”, afirma.

Alguns dos beneficiados estão atualmente trabalhando na confecção de máscaras de tecido para proteção individual, numa ação de prevenção associada à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Eles foram integrados a um grupo de 50 pessoas da Associação de Mulheres de Pintadas e estão fabricando as máscaras em casa, por meio de uma parceria do poder público com associações do interior da Bahia.

A diretoria da Rheluz planeja procurar novas oportunidades. “Vamos buscar terceirizações”, diz Jailton Trindade de Jesus. “Como [por exemplo] prestar serviços para uma fábrica de bolsas em Serrolândia, e também com o pessoal da produção de couro na cidade de Pirá”, acrescenta. “Nosso foco principal é trabalhar com lingerie, moda praia e camisetas, e vamos também fazer uma parceria com o pessoal de Itapeva, que já vende confecções para o Sudeste do país, já tem um mercado aberto. Na parte de camisetas, além do mercado local, vamos buscar outras alternativas, como Feira de Santana. Mas este é um projeto a longo prazo”, explica o presidente da Rheluz, que está em busca da aquisição de uma máquina para estampar camisetas.

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, afirma que essas são atividades permanentes de emprego e renda, que podem melhorar a vida da comunidade de Pintadas. “Na cidade não há um expressivo investimento de indústrias e empresas para empregar estes jovens, e dentro desta realidade a Codevasf está fazendo a sua parte, apoiando e incentivando iniciativas como esta, que muito vão ajudar no desenvolvimento regional”, destaca Nascimento.

Companhia Rheluz

A Companhia de Artes Cênicas Rheluz é vista por seus associados como fruto do trabalho e da união da juventude pintadense, que encontrou na arte a expressão de anseios e sonhos. Segundo informações divulgadas nas redes sociais da companhia, ela desenvolve em Pintadas e em outros municípios do Território Bacia do Jacuípe, em parceria com outras entidades e com o poder público, uma série de ações fomentadoras e revitalizadoras do potencial artístico, cultural e social da região.