Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Agricultores do projeto Jacaré-Curituba têm dia de campo sobre produção de uva
conteúdo

Notícias

Agricultores do projeto Jacaré-Curituba têm dia de campo sobre produção de uva

publicado: 12/03/2020 17h08, última modificação: 01/11/2022 14h41

Produtores do projeto de irrigação Jacaré-Curituba, administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participaram de um dia de campo sobre produção de uvas e suco em Canindé de São Francisco (SE). A atividade foi realizada nesta semana no perímetro irrigado Califórnia, no Alto Sertão de Sergipe.

Dia de campoA ação ocorreu por meio de parceria entre Codevasf, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Embrapa Semiárido e Cooperativa de Fomento e Comercialização do Perímetro Irrigado Califórnia. O objetivo foi mostrar a produtores, técnicos e estudantes o potencial que a região apresenta para a produção de uva e discutir técnicas de manejo adequadas para essa cultura.

Paulo Roberto Coelho Lopes, pesquisador da Embrapa Semiárido responsável pela condução do projeto, afirma que o sertão sergipano possui plenas condições para o cultivo de uva. “O potencial de crescimento é enorme. Os primeiros experimentos mostraram uma produção média de seis toneladas de uva Isabel por hectare plantado, sendo que essa cultura pode chegar a 20 toneladas por hectare com a melhora do manejo”, explica.

A ação faz parte de um projeto experimental para incentivar o cultivo de uva no sertão de Sergipe, tendo como modelo a fruticultura irrigada do polo Juazeiro-Petrolina. Foram montadas quatro unidades de observação de 0,5 hectare, sendo duas instaladas no projeto Jacaré-Curituba e duas no projeto Califórnia. O projeto foi viabilizado por meio de recursos destinados por emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

O irrigante José Nivaldo Souza é um dos agricultores selecionados no projeto Jacaré-Curituba para a realização dos experimentos. Desde então, já colheu três safras de uva Isabel, com resultados animadores. “É uma cultura diferente e foi muito positiva. Já existe um mercado para esse produto e pretendo ampliar a minha produção. Se tiver dedicação, é uma atividade que dá certo”, avalia.

A Embrapa Semiárido e a Codevasf iniciaram discussões sobre um plano de trabalho para a ampliação dos experimentos. O gerente regional de Irrigação, Ricardo Martins, diz que essa iniciativa pode incentivar o ingresso de novos irrigantes na atividade. “A uva é uma cultura com grande valor agregado. Esperamos que esses experimentos animem outros produtores, pois é uma alternativa econômica com grande poder de geração de renda para a região”, afirma.