Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Sessão especial no Senado marca os 45 anos da Codevasf
conteúdo

Notícias

Sessão especial no Senado marca os 45 anos da Codevasf

publicado: 26/08/2019 09h53, última modificação: 01/11/2022 14h40

Os 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) serão comemorados no Plenário do Senado Federal em sessão especial, no próximo dia 29 de agosto (quinta-feira), às 10h. Na ocasião, o diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Sérgio Costa, que responde pela Presidência da empresa, fará um pronunciamento sobre a Companhia. Na oportunidade, será montada, no Salão Branco do Congresso Nacional, a II Mostra Codevasf no Desenvolvimento Regional com o objetivo de apresentar, aos parlamentares e ao público em geral, o resultado dos investimentos da empresa na sua área de atuação. 

Codevasf sedeA Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, cuja missão é desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Por meio de execução direta ou mediante parcerias, executa obras e ações voltadas ao desenvolvimento por meio da implantação de projetos de irrigação, revitalização de bacias hidrográficas, oferta de água para consumo humano e animal, apoio a arranjos produtivos e obras de infraestrutura hídrica. A empresa também atuará como Operadora Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). 

Para divulgar esse leque de ações, a II Mostra Codevasf no Desenvolvimento Regional apresentará diversos produtos oriundos dos projetos públicos de irrigação administrados pela Companhia e de associações apoiadas pela empresa, como mel, artesanato, frutas e outros. No espaço, também serão expostos vinhos e sucos produzidos no Vale do São Francisco, com direito a degustação pelos visitantes, e uma exposição com painéis fotográficos com as principais ações da empresa. No local, uma equipe de técnicos da Assessoria Parlamentar da Codevasf irá esclarecer dúvidas dos interessados sobre como alocar emendas parlamentares na Companhia. 

História

Criada em 1974, a Codevasf sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF). A empresa completou 45 anos no dia 16 de julho. Ao longo de sua trajetória, tem promovido ações que contribuem para o crescimento social e econômico das regiões inseridas na sua área de atuação, que abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal, envolvendo 1.641 municípios e 17 bacias hidrográficas principais – Gurupi, Itapecuru, Itapicuru, Jequiá ou Ipoca, Mearim, Mundaú, Munim, Paraguaçu, Paraíba, Parnaíba, Pericumã, Real, São Francisco, Tocantins, Turiaçu, Una e Vaza-Barris –, além de outras bacias de Alagoas, Maranhão e Sergipe.