Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Proposta de criação da Rota da Fruticultura no Centro-Oeste é debatida em Brasília
conteúdo

Notícias

Proposta de criação da Rota da Fruticultura no Centro-Oeste é debatida em Brasília

publicado: 15/08/2019 18h53, última modificação: 01/11/2022 14h40
Frederico Celente/Codevasf

A proposta para criação da Rota da Fruticultura no Centro-Oeste para o Distrito Federal e os municípios do Entorno que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) foi debatida nesta quinta-feira (15) em seminário realizado na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Francisco e Parnaíba (Codevasf), em Brasília. O objetivo é impulsionar o potencial produtivo de frutas, ampliar a capacidade de atendimento aos mercados internos e externos e gerar emprego e renda na região.

Proposta de criação da Rota da Fruticultura no Centro-Oeste é debatida em Brasília. Foto: Frederico Celente/CodevasfO encontro foi organizado pela Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-DF/Mapa), com apoio da Codevasf, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar (FAAF) e de instituições parceiras. Entre os participantes estavam produtores rurais e representantes de municípios, cooperativas e associações que compõem a Ride do DF e Entorno

“É importantíssimo o desenvolvimento da fruticultura. E dessa atividade a Codevasf pode falar um pouco porque dessa área nós conhecemos. Nós temos o projeto de irrigação Nilo Coelho, em Pernambuco, que faturou R$ 1,4 bilhão em valor bruto de produção no ano passado – tudo isso em fruticultura. Na Bahia, nós temos o projeto Formoso, que hoje é o maior produtor de banana do Brasil”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Sérgio Costa, que responde pela Presidência da Codevasf.

A deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar, Bia Kicis, destacou que é preciso tirar proveito da expertise da Codevasf em irrigação para desenvolver e fomentar a cultura e o comércio de frutas no DF e Entorno. “Vamos precisar muito do Ministério do Desenvolvimento Regional, vamos precisar de muitos parceiros, porque nós estamos pensando grande. Com a criação dessa Rota da Fruticultura, a gente acredita que o Distrito Federal, Goiás e Minas, realmente, farão uma grande diferença daqui para frente”, disse.

“No Distrito Federal temos um enorme consumo de frutas, mas sabemos que essas frutas não são plantadas aqui, elas vêm de fora. Nós queremos trazer para esse mercado consumidor, a produção. Com isso, vamos gerar emprego, vamos conseguir fixar as pessoas na terra”, acrescentou a deputada federal.

Durante o seminário, os participantes puderam conhecer e debater sobre a metodologia para a implantação das Rotas da Integração Nacional, a Rota da Fruticultura de Alagoas e a atuação da Associação das Indústrias Processadoras de Frutos Tropicais (ASTN) e do Centro de Distribuição Internacional do Grupo Brasal.

“A fruticultura, não tenho dúvida, ela pode ser e será a menina dos olhos nesse cerrado. Aprendi que, 1 hectare de fruta, compensa 30 hectares de soja. Se a gente tiver 4 hectares por produtor, é como se nossos agricultores produzissem 120 hectares de soja. Imagina esse impacto na região”, avaliou o superintendente federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal (SAF-DF/Mapa), William Soares Barbosa.

Rotas de Integração Nacional

A implantação das Rotas de Integração Nacional, como a Rota da Fruticultura, é uma ação do Ministério Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU), em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais. O programa segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e integra as estratégias do ministério para, com inclusão produtiva, desenvolver regiões.

Depois de criadas, as rotas atuam com redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados.

“A Codevasf tem sido grande parceira nos nossos trabalhos. Não só na Rota da Fruticultura, mas também nas outras Rotas de Integração Nacional, como as rotas do leite e do cordeiro. O Brasil é um país de frutas, colorido, e a Rota da Fruticultura tem tudo para dar certo. O ministério já implementou um polo em Alagoas e outro no Ceará. É bom ter um polo perto de casa, aqui no Distrito Federal e na Ride”, frisou a coordenadora das Rotas do Açaí e da Fruticultura da SDRU/MDR, Simone Leite de Noronha Martins.

Também participaram do encontro o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Dilson Resende de Almeida; o assessor especial e representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Ricardo Carneiro; o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no DF e Entorno, Rafael Bueno; e dos diretores da Codevasf Luís Napoleão Casado (Gestão dos Empreendimentos de Irrigação) e Fábio Miranda (Revitalização das Bacias Hidrográficas); entre outras autoridades.

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional