Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Projetos de agricultura irrigada da Codevasf serão apresentados a produtores de Cristalina (GO)
conteúdo

Notícias

Projetos de agricultura irrigada da Codevasf serão apresentados a produtores de Cristalina (GO)

publicado: 26/06/2019 11h00, última modificação: 01/11/2022 14h39

Na tarde desta sexta-feira (28) a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) compartilhará com produtores rurais de Cristalina (GO) informações sobre o êxito de sua experiência em implantação e suporte a projetos de agricultura irrigada — com destaque para a fruticultura — em regiões de clima semiárido. A apresentação ocorrerá durante o 1º Seminário de Fruticultura do Cerrado Cristalinense, que acontece em Cristalina nos dias 28 e 29, e será realizada pelo assessor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf Luiz Antônio Curado.

“A Codevasf possui décadas de experiência na implantação de projetos de agricultura irrigada que resultam em elevada produtividade e eficiência e produtos com padrão internacional de qualidade. Esses projetos são responsáveis por impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de suas regiões, com profundo impacto positivo em indicadores de renda, emprego e qualidade de vida”, afirma Curado. “O modelo de promoção de desenvolvimento seguido pela Codevasf na bacia hidrográfica do rio São Francisco, que integra intervenções de infraestrutura paralelas e complementares às ações de impulso à produção agrícola, pode ser aplicado com adaptações em novas áreas de atuação da Companhia”, diz.

Entre os tópicos da apresentação de Luiz Antônio Curado estará o desempenho de projetos de irrigação implantados pela Codevasf na região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Dados do Relatório de Gestão 2018 da Companhia indicam, por exemplo, que o projeto público de irrigação Senador Nilo Coelho, situado na região, apresentou no ano valor bruto de produção de R$ 1,4 bilhão, com 713 mil toneladas de itens agrícolas – principalmente frutas – produzidas em área cultivada de 23 mil hectares. O relatório também indica que, em conjunto, os projetos de irrigação implantados pela Codevasf na bacia do rio São Francisco apresentaram em 2018 valor bruto de produção de aproximadamente R$ 2,7 bilhões, com 3,8 milhões de toneladas produzidas em área de 98,4 mil hectares.

A região de Cristalina atualmente integra a área de cobertura da Codevasf – a Lei nº 13.702, de agosto de 2018, ampliou a área de atuação da Companhia de aproximadamente 13% para 27% do território nacional. Essa área abrange municípios das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu, nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Pará, Tocantins e no Distrito Federal, assim como de bacias hidrográficas e litorâneas dos estados de Alagoas, Maranhão e Sergipe.

As atividades do 1º Seminário de Fruticultura do Cerrado Cristalinense serão realizadas na sexta-feira (28) no Plenário Fritz Mohn, na Câmara Municipal de Cristalina. No sábado (29) os participantes do evento realizarão atividades de campo. Interessados em participar podem obter informações pelo telefone (61) 9 9958-7575.