Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf promove acesso à água a comunidades no Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Codevasf promove acesso à água a comunidades no Médio São Francisco baiano

publicado: 23/12/2019 13h10, última modificação: 01/11/2022 14h40

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está reforçando a estrutura de 10 associações do município de Barra (BA), no Médio São Francisco baiano, com a entrega de reservatórios e tubos de PVC que facilitarão o acesso à água em comunidades que sofrem com a escassez hídrica. A ação representou um investimento de cerca de R$ 420 mil com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

Acesso à águaForam entregues para as dez associações reservatório de água com capacidade de armazenamento de 20 mil litros, quatro com capacidade de 10 mil litros, 414 reservatórios de mil litros, 2.273 reservatórios de 500 litros, 850 tubos de PVC de 75 mm e outros 3.785 tubos de PVC de 50 mm.

As lideranças comunitárias comemoraram os investimentos realizados pela Codevasf para garantir o direito de acesso à água. “Essas caixas vão nos servir muito porque nós temos uma falta de água tremenda em nossa comunidade. Então, qualquer pouquinho de água que chegue, tendo um reservatório, você consegue guardar água por mais tempo, servindo para consumo, para cozinhar o pirão. Nossa associação é novinha, vai fazer dois anos. Surgiu justamente pela necessidade de nos organizarmos por causa dessa falta de água”, afirmou Leonice Souza, presidente da Associação comunitária dos agricultores familiares de Lagoa do Canto, que recebeu 100 reservatórios de 500 litros.

Além do abastecimento humano, os reservatórios d´água e tubos devem aperfeiçoar a irrigação praticada nas comunidades. “Esse material vai nos servir bastante. Vamos colocar as caixas nos reservatórios, porque as que temos lá são pequenas, e todo dia está faltando água. Esses equipamentos vão ajudar muito a nossa comunidade. Os tubos vão servir para quem usa irrigação”, revelou Bertulino Machado, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Primavera, beneficiada com o recebimento de 200 reservatórios d´água de 1.000 litros, e 785 tubos de PVC.

Além das associações já citadas, foram beneficiadas a Associação Comunitária dos Produtores Rurais Renascer, a Associação dos Agricultores Familiares dos Moradores do Brejo do Buriti, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Beira da Serra, a Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Pau d´arco, a Associação Comunitária de Santo Antônio, a Associação dos Produtores de Cana e Outros Derivados da Barra, a Associação do Rio Grande e a Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Brejinhos.

“O nosso objetivo aqui foi buscar essas caixas e tubos porque a necessidade é grande. Vai ser muito útil para nós, porque temos o plantio de cana e capim. Sem água, nós não podemos produzir nada. Nós temos certeza que agora, com esse importante apoio, nós vamos produzir mais cana e mais capim”, comemorou Egmar Todão, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores Familiares de Brejinhos, beneficiada com o recebimento de um reservatório de 20 mil litros, 500 reservatórios de água de 500 litros e 700 tubos de PVC.