Notícias
Codevasf e Prefeitura de Ipiranga do Piauí revitalizam nascente do rio Canindé, afluente do Parnaíba
Cerca de 10 mil pessoas devem ser beneficiadas com a revitalização do olho d’água de Ipiranga do Piauí (PI), uma nascente do rio Canindé, afluente da bacia do rio Parnaíba. Na execução das obras, foram investidos mais de R$ 250 mil pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O local tem importância histórica e econômica para o município e região, além de ser uma área ecológica e de lazer da comunidade.
Para realização dos serviços foi celebrado um convênio entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí que contemplou a elaboração do projeto executivo, a implantação de viveiro de mudas de plantas frutíferas, a limpeza e o cercamento da nascente, a revegetação da área de preservação permanente, a construção de parque ecológico no entorno do olho d'água com área total de 2.726 m² e a construção do viveiro municipal Antônio Rosa, com área total de 449,44m2, incluindo galpão de apoio para o viveiro de 39,27 m2.
“O cultivo e a produção de mudas de plantas frutíferas são opções econômicas para os produtores de Ipiranga do Piauí, principalmente nas pequenas e médias propriedades. Além disso, contribui para a melhoria na qualidade da alimentação das famílias rurais”, explica o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Daniel Ricardo Borges, um dos técnicos que acompanhou o projeto.
Segundo o prefeito de Ipiranga do Piauí, José Santos Rego, os investimentos realizados pela Codevasf no olho d’água marcam a história do município devido a importância da iniciativa. “Esse olho d’água é histórico. No início da povoação, as pessoas retiravam água daqui para beber e a cidade surgiu e cresceu assim. Até que veio a fase dos poços profundos e o olho d’água ficou de lado. É muito importante a revitalização e transformação do entorno em área de visitação e preservação. Isso se torna um ponto positivo para a cidade”, afirmou.
O prefeito de Ipiranga do Piauí ainda destacou a importância da participação da Codevasf desde a fase do planejamento até a execução e entrega do projeto. “Desde o começo tivemos esse apoio fundamental da Codevasf. Primeiro, a presença da Companhia quando concebemos o projeto. Em seguida, os técnicos vieram novamente no município consolidar e dar acompanhamento durante sua execução. Então fica aqui o meu agradecimento à empresa, aos técnicos que acompanharam e todos os outros que nos ajudaram a conceber esse projeto tão importante para Ipiranga,” finalizou José Santos Rego.