Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf doa terreno para construção do campus definitivo da UFOB em Bom Jesus da Lapa (BA)
conteúdo

Notícias

Codevasf doa terreno para construção do campus definitivo da UFOB em Bom Jesus da Lapa (BA)

publicado: 27/11/2019 17h41, última modificação: 01/11/2022 14h40

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, assinou o termo de doação de uma área de aproximadamente 15 hectares para a construção da sede definitiva do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Bom Jesus da Lapa (BA). A cerimônia foi realizada na última terça-feira (26), no campus da UFOB no município. Durante a agenda do diretor-presidente da Companhia na região, foi realizada também reunião no Distrito de Irrigação do Formoso, com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, para tratar de diversos temas de interesses dos produtores.

UfobA construção do campus definitivo da UFOB no município deverá ser concluída no prazo de cinco anos. O terreno doado pela Codevasf foi desmembrado de uma unidade parcelar empresarial do Projeto Público de Irrigação Formoso, implantado pela Companhia. A doação atende a uma solicitação da universidade, que atua no município desde 2014, mas que ainda não possui sede definitiva. “Esse é o início de um processo que trará um grande desenvolvimento para região por meio da capacitação profissional”, ressaltou Moreira durante o seu pronunciamento.

A importância do empreendimento também foi destacada pelo superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento, em seu discurso durante o evento. "A presença da UFOB no município é um sonho que vira realidade, consolidando mais uma conquista para a população. Sinto-me agraciado por Deus por fazer parte da Codevasf e ter contribuído com esse avanço educacional para nossa região”, frisou Nascimento.

O reitor da UFOB, professor Jacques Antônio de Miranda, em sua fala durante a cerimônia, destacou que a doação do terreno consolida a presença da Universidade na região. “Agradecemos o apoio da Codevasf que lutou junto com a população para a implantação da UFOB no município, valorizando a instituição pública de ensino de qualidade”, enfatizou.

Além dos dirigentes da Codevasf e da UFOB, a solenidade contou com a presença de parlamentares, lideranças estaduais e municipais e alunos da instituição.

Reunião no Formoso

Ainda em Bom Jesus da Lapa, o diretor-presidente da Codevasf reuniu-se com produtores do Projeto Público de Irrigação Formoso, ao lado do presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e do superintendente regional Harley Nascimento. O encontro aconteceu na segunda-feira, dia 25, no auditório da sede do Distrito de Irrigação Formoso.

Na reunião, foram tratados diversos assuntos de interesse dos produtores do Projeto Formoso A e H. A pauta incluiu crédito agrícola, assistência técnica rural, renegociação de dívidas e outros temas.

O Projeto Formoso, localizado em Bom Jesus da Lapa, é constituído por duas etapas, o Formoso A e H. Atualmente, o projeto possui 1.190 lotes ocupados por irrigantes (945 lotes familiares e 245 lotes empresariais), totalizando 11.707 ha irrigáveis ocupados. No local, predomina a exploração da banana, que representou 91% da área cultivada em 2018.