Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Codevasf abre escritório em Palmas no primeiro trimestre de 2020
conteúdo

Notícias

Codevasf abre escritório em Palmas no primeiro trimestre de 2020

publicado: 12/12/2019 19h53, última modificação: 13/12/2019 11h32
Exibir carrossel de imagens Isac Nóbrega/PR Cerimônia Alusiva à Visita do Presidente da República ao Estado do Tocantins. Foto: Isac Nóbrega/PR

Cerimônia Alusiva à Visita do Presidente da República ao Estado do Tocantins. Foto: Isac Nóbrega/PR

O escritório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no estado de Tocantins vai ser inaugurado no primeiro trimestre de 2020. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, durante cerimônia realizada no Palácio Araguaia, em Palmas, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; do governador do Tocantins, Mauro Carlesse; dos presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e do líder do governo federal no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes; entre outras autoridades.

Palavras do Diretor-Presidente da Codevasf, Marcelo Moreira. Foto: Isac Nóbrega/PR“A abertura do primeiro escritório da Codevasf em Tocantins será um marco histórico de grande importância. Nós temos 45 anos de atuação, que começou na bacia hidrográfica do São Francisco e, depois, foi expandida para a bacia do Parnaíba. Com o excelente trabalho desenvolvido pelo nosso corpo técnico, fomos ganhando reconhecimento e expandindo nossa área de atuação até chegarmos na bacia do Tocantins-Araguaia, abrangendo os 139 municípios do estado”, afirmou diretor-presidente Codevasf, Marcelo Moreira.

Segundo Marcelo Moreira, a abertura do escritório é um compromisso do governo federal com o estado de Tocantins e vai acelerar as ações da Codevasf na região. “A empresa já está definindo um plano de preservação e recuperação de nascentes dos rios da bacia Tocantins-Araguaia, considerando as principais características geográficas, ambientais e socioeconômicas da região”, explicou.

A região hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia foi incluída na área de atuação da Codevasf por meio da Lei nº 13.702, de 6 de agosto de 2018. Desde então, a empresa está em articulação com os governos estaduais e municipais, ministérios e parlamentares para execução de ações que promovam o desenvolvimento na região. 

Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Na sua área de atuação, a Companhia promove ações de revitalização de bacias, implantação de projetos públicos de irrigação e infraestrutura hídrica, entre outras atividades.

Atualmente, a área de atuação da empresa abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal. Isso corresponde a 1.641 municípios nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas de Alagoas, Maranhão e Sergipe.

*Crédito da foto: Isac Nóbrega/PR